DOE AGORA

“Respeitar é Preciso!” será implantado em toda a rede municipal de ensino de São Paulo

“Respeitar é Preciso!” será implantado em toda a rede municipal de ensino de São Paulo

Em Agosto último foi renovada a parceria entre o Instituto Vladimir Herzog e a Prefeitura de São Paulo, mediante convênio assinado com a Secretaria Municipal de Educação, a fim de implantar o projeto Respeitar é Preciso! em todas as 1.500 escolas da rede municipal de ensino, para difundir a cultura de Educação em Direitos Humanos (EDH), visando à adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade, com o propósito de eliminar todo tipo de violência na convivência escolar.

Para enfrentar este grande desafio, a equipe do Vlado Educação desenhou estratégias que incluem, além da formação presencial dos educadores, um portal do Respeitar é Preciso!, não só com áreas voltadas para disseminar subsídios, como textos e vídeos, mas também fóruns com especialistas, trocas de experiências e contato mais direto com as escolas. Estão previstos também eventos integradores, como seminários para ampliar a discussão entre os educadores da rede e toda a comunidade educacional.

Já foram iniciadas as primeiras apresentações e atividades de formação para os integrantes do programa Paz nas Escolas, equipes das Diretorias Regionais de Ensino e membros das Comissões de Mediação de Conflitos da Prefeitura paulistana.

Terceiro ano

Fruto de um convênio que vigorou entre 2014 e 2015 entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e o Instituto Vladimir Herzog, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto Respeitar é Preciso! foi implantado em 21 escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social da rede municipal de ensino.

Os materiais utilizados foram desenvolvidos pelo IVH a partir de pesquisa exploratória para levantamento das questões reais de discriminação e diferentes tipos de violência que afligem o convívio nas escolas. Diversas ações foram realizadas com os educadores, garantindo também um processo participativo de elaboração das orientações para a Educação em Direitos Humanos.

Livro de Orientações Gerais

Livro de Orientações Gerais

Democracia na Escola

Democracia na Escola

Igualdade e Discriminação

Igualdade e Discriminação

Respeito e Humilhação

Respeito e Humilhação

Sujeitos de Direito

Sujeitos de Direito

Nessa primeira fase a implementação atingiu aproximadamente 1.500 educadores e 13.000 estudantes de quatro Centros de Educação Infantil (CEIs); cinco Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e onze Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

O projeto – que recebeu em Dezembro de 2015 menção honrosa do Prêmio de Direitos Humanos da Presidência da República – conta com reconhecimento de especialistas renomados na área de Educação em Direitos Humanos por se adequar às atuais diretrizes oficiais e pelo seu caráter inovador.

Confira a trajetória do projeto:

Julho de 2014  – Vlado Educação implanta “Respeitar é Preciso!”

Agosto de 2014 –  Projeto Respeitar é Preciso!

Novembro de 2014 – Projeto “Respeitar é Preciso…” do Instituto Vladimir Herzog chega ao Módulo de Gestores

Fevereiro de 2015 – “Respeitar é Preciso!“ apresenta cadernos de direitos humanos às escolas da rede pública

Março de 2015 – “Respeitar é Preciso!” conclui elaboração de material pedagógico para escolas de São Paulo

Abril de 2015 – Material pedagógico do “Respeitar é Preciso!” é lançado em São Paulo

Maio de 2015 – Escola Vladimir Herzog passa a adotar o projeto “Respeitar é Preciso!”

Agosto de 2015 – “Respeitar é Preciso!” promove encontro de mobilizadores

Fevereiro de 2016 – “Respeitar é Preciso!” alcança 13 mil alunos e é distinguido em prêmio nacional de direitos humanos

 

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing