O INSTITUTO

Foto: Sergio Decourt

“Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerar seres humanos civilizados.”

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. Com doze anos de existência, a instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela  defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão. Nossas ações se organizam em três grandes frentes: Educação em Direitos Humanos; Jornalismo e Liberdade de Expressão; Memória, Verdade e Justiça. Dedicamos também nosso trabalho, de forma transversal, às temáticas de gênero, raça e meio ambiente.

A luta pela garantia da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de  Expressão é dever de todos, especialmente porque esses valores estão no cerne dos delicados momentos políticos e econômicos do Brasil e do mundo. Sabemos que as crises econômicas representam um risco especial para os direitos sociais,  para o equilíbrio da democracia e do progresso. 

Nossa atuação parte do reconhecimento de que o Brasil vive um momento de aumento crescente de discursos e práticas de ódio, naturalizando  cada vez mais as violências sociais já existentes. As causas são complexas e historicamente determinadas, mas podemos afirmar que o país não promoveu processos de elaboração coletiva de momentos históricos de grande violência social, em particular o genocídio da população indígena, a escravidão e os  regimes ditatoriais. 

Ao ignorar estas questões sem uma efetiva reparação social e política, o país hoje se depara com uma crescente cultura de violência e discriminação que viola os direitos fundamentais e os acordos internacionais de Direitos Humanos dos quais é signatário. Aí repousa o trabalho do IVH e de seus parceiros para honrar a trajetória e os valores de Vlado: ajudar na construção de um novo paradigma para nosso tempo, a ser erguido sobre os princípios elementares da dignidade humana. Temos o privilégio de caminhar no presente, com a sociedade, em direção a um país mais íntegro, mais justo, mais democrático e socialmente responsável.

Missão

“Reforçar e defender de forma irrestrita os valores de Democracia e Direitos Humanos para promoção de uma cultura de paz, respeito à diversidade, ao diálogo e à dignidade humana”

Para realizar nossa missão, trabalhamos em três eixos:

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Almejamos transformar a sociedade e, por isso, trabalhamos na formação em valores dos direitos humanos e da cidadania, desde a infância. Buscamos promover uma cultura de respeito à diversidade, de diálogo e dignidade humana.

JORNALISMO E LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Valorizamos produções jornalísticas comprometidas com o interesse público, que investiga e denuncia violações de direitos dos cidadãos. Buscamos contribuir com a formação de estudantes de jornalismo e garantir a proteção e o direito à liberdade de expressão a comunicadores em todo o país.

MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA

É nosso compromisso fazer com que a História do país seja profundamente conhecida, principalmente pelos jovens, para que possamos compreender os reflexos da ditadura nos dias de hoje e atuar na transformação de seus legados autoritários.

Visão

Democracia

O Instituto Vladimir Herzog luta pelos valores democráticos: essa missão requer o resgate da nossa História – especialmente da mais recente, ocultada pela ditadura sob sistemática censura – e a sua exposição às novas e às próximas gerações.

Direitos Humanos

Almejamos transformar a cultura da sociedade para transformar a própria sociedade. Trabalhamos na formação dos valores do indivíduo, desde os seus primeiros anos de vida, buscando a vivência do respeito à diversidade em todas as dimensões e a consciência de seus direitos e como buscá-los.

Liberdade de Expressão

Inspirados na grandeza dos valores de Vlado, não é o medo que nos move, mas a confiança no ser humano e em seu potencial. Por isso, garantir a plena Liberdade de Expressão é uma de nossas missões. Este valor não é um direito garantido. É preciso estar atento para assegurar o diálogo e a tolerância às opiniões diversas na sociedade.

Pular para o conteúdo