Equipe
Equipe
Direção

Clarice Herzog

Rogério Sottili

Ivo Herzog
Equipe

Alan Brum
Favelado, Doutorando em Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ, graduado em Ciências Sociais com ênfase em Pesquisa Social Aplicada pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro – IUPERJ. Pesquisador e coordenador do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Complexo do Alemão – CEPEDOCA, Cofundador e Diretor Presidente do Instituto Raízes em Movimento. Atualmente é Supervisor de Articulação do projeto Usina de Valores pelo Instituto Vladimir Herzog

Crislei Custódio
Doutora e mestre em Educação pela USP, é também licenciada em Pedagogia pela mesma universidade. Integra a área de educação em direitos humanos do Instituto Vladimir Herzog, desempenhando a coordenação pedagógica dos projetos educacionais. É docente do Programa de Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Desenvolve pesquisa sobre cultura e cotidiano escolar, educação das relações étnico-raciais, infância e educação em direitos humanos.

Dyego Pegorario
Sociólogo, foi assessor na Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo na gestão Fernando Haddad. Atuou como articulador do Projeto Usina de Valores do Instituto Vladimir Herzog e é hoje articulador nacional da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores.

Gabrielle Abreu
Coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Historiadora formada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ) e Mestra em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da mesma universidade (PPGHC/UFRJ). Foi pesquisadora no Instituto de Estudos da Religião (ISER) e na Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp). Na universidade, desenvolve pesquisas voltadas para a reconstituição de trajetórias de indivíduos e coletivos negros outrora alijados das narrativas da historiografia clássica, especialmente no âmbito da História da ditadura militar brasileira. Integra o movimento Mulheres Negras Decidem, que debate a sub-representação de mulheres negras na política institucional.

Hamilton Harley
Doutor em Educação. Possui graduação em Pedagogia (2004), mestrado em Educação (2009) e doutorado em Educação (2018) ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente atua na Coordenação Executiva da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog. Tem experiência na área de Sociologia da Educação, com ênfase na educação em territórios vulneráveis, atuando principalmente nos seguintes temas: (i) relação família, escola e vulnerabilidades sociais; (ii) educação nos movimentos e nas lutas sociais; (iii) política, território e poder local; (iv) educação em direitos humanos e democracia.

Lucas Barbosa
Ativista e defensor dos Direitos Humanos. Possui graduação em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2022). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, estética e imagens políticas. É pesquisador na Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do Instituto de Estudos Avançados da USP com coordenação do Professor Muniz Sodré. Membro do conselho gestor da Rede Narrativas de profissionais de comunicação de causas. Coordenador de comunicação no Instituto Vladimir Herzog.

Mayara de Lara
Assessora da área Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog. Bacharela em História pela Universidade Federal de São Paulo, atuou como pesquisadora na Comissão da Verdade Marcos Lindenberg – UNIFESP e auxiliou nos trabalhos de identificação das ossadas encontradas na Vala clandestina do Cemitério de Perus, no Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da Unifesp. Ainda enquanto pesquisadora, trabalhou no CeHFI – Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde – Unifesp . Foi produtora do Quilombo Urbano Aparelha Luzia e hoje é colaboradora no projeto de uma obra literária em homenagem ao legado de Marielle Franco, e também produtora do programa Pretas da Gente.

Neide Nogueira
Coordenadora Educacional, responsável pelo desenvolvimento pedagógico de formação em Educação em Direitos Humanos no Projeto Respeitar é Preciso! Mestre em Educação, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação – IESAE da Fundação Getúlio Vargas, R J e formada em Ciências Sociais pela FFLCH da USP . Trabalha na área educacional desde 1969, atuando em diferentes campos, tais como a docência na educação básica, coordenação e consultoria em diferentes projetos, implementação de políticas públicas, palestras, consultoria à escolas e secretarias de educação e publicações. Entre esses trabalhos destacam-se a coordenação da elaboração dos Temas Transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, a coordenação do projeto de Educação Ambiental da Comunidade Educativa CEDAC para formação de professores e equipes técnicas de secretarias de educação em municípios do Pará e a formação de voluntários para monitoramento ambiental marítimo pela Empresa Soma, do Rio de Janeiro, em temas ligados à ética, cidadania e meio ambiente.

Pedro Oliveira
Graduado em Marketing e Gestão Ambiental, possui mais de uma década de experiência no Terceiro Setor atuando com planejamento estratégico, desenvolvimento institucional e captação de recursos. Trabalhou no TETO, Greenpeace, Rainforest Alliance, Fundação Amazônia Sustentável, Idesam, e atualmente é Coordenador de Desenvolvimento Institucional do IVH

Rafael Schincariol
Possui doutorado em Direito e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Oxford e no Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt. Atuou como consultor na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, como professor visitante na Universidade Federal de São Paulo e foi Coordenador Geral da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Assessora o desenvolvimento de políticas de advocacy no Instituto Vladimir Herzog.

Renata Aquino
Pedagoga e especialista em psicossociologia da juventude e políticas públicas. Experiência profissional nas áreas de assistência social, educação e direitos humanos há 14 anos, com crianças, adolescentes, famílias e profissionais. Está coordenadora do Projeto Usina de Valores e atua como assessora em programas e projetos sociais de juventude.