12/02/2016

“Respeitar é Preciso!” alcança 13 mil alunos e é distinguido em prêmio nacional de direitos humanos

Compartilhar:

Desenvolvido a partir de um convênio entre o Instituto Vladimir Herzog, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Educação, ambas da Prefeitura de São Paulo, o programa “Respeitar é Preciso!” termina o ano de 2015 em alta: até agora já foram sensibilizados aproximadamente 1370 professores e 13 mil alunos, além de profissionais de apoio e familiares que contribuem para o avanço de uma educação em direitos humanos.

Em 2015 foram realizados 34 encontros da equipe responsável pelo projeto, perfazendo 108 horas de formação dos educadores, além da elaboração do material pedagógico utilizado nas escolas da rede municipal de ensino que aderiram ao programa. A lista completa dessas escolas pode ser vista aqui.

Todo esse trabalho teve reconhecimento. O projeto “Respeitar é Preciso!” teve repercussão na mídia e, talvez ainda mais importante, entre os educadores. Tanto o Instituto Vladimir Herzog, quanto as Secretarias Municipais parceiras do projeto receberam inúmeras solicitações do material pedagógico, tanto de escolas públicas quanto particulares e de outras instituições de ensino.

O projeto também foi apresentado em Brasília, durante o Seminário Nacional de Educação, pelas educadoras Ana Rosa Abreu e Neide Nogueira, diretora e coordenadora do Vlado Educação, respectivamente, e também por Rogério Sottili, então secretario municipal de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, e que, desde outubro de 2015, assumiu a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

A grande honraria conquistada pelo programa, no entanto, veio em dezembro, quando o IVH foi distinguido pela segunda vez no Prêmio de Direitos Humanos, tradicional honraria concedida pelo Governo Federal a entidades e projetos que se destacam na atuação em prol da defesa dos direitos humanos. Em 2015, o evento premiou 19 entidades em 18 categorias, além da menção honrosa conquistada pelo programa “Respeitar é Preciso!” do IVH, que foi recebida por Ivo Herzog, diretor executivo e Ana Rosa Abreu, diretora de projetos educacionais do Instituto.

Confira os materiais pedagógicos desenvolvidos para o projeto, disponíveis na íntegra, clique aqui.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo