06/08/2015

“Respeitar é Preciso!” promove encontro de mobilizadores

Compartilhar:

Depois do primeiro semestre de implantação do projeto, profissionais se encontraram para trocar experiências de suas escolas

Após o primeiro semestre com a utilização do novo material didático, os mobilizadores do projeto “Respeitar é Preciso!” realizaram seu 5º encontro. Iniciados em março deste ano, esses encontros formativos têm por finalidade possibilitar a troca de experiências entre as escolas na implementação do projeto.

Além disso, o encontro conta também com a presença da equipe do Vlado Educação, idealizadora do projeto, para apoiar os mobilizadores no domínio das atividades propostas pelo projeto.

Neste encontro, realizado no final de julho, o tema central foi a realização do mapeamento de práticas e situações que promovem desrespeito e/ou respeito entre todos, no cotidiano da escola. Os diretores são convidados a participar, pois seu envolvimento é muito importante para que a viabilidade das ações e principalmente das mudanças que o projeto propõe.

Com o objetivo de construir uma cultura de educação em direitos humanos nas escolas da rede pública, o projeto “Respeitar é Preciso!” foi criado em 2014 pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

A primeira etapa do projeto consistiu em encontros e reuniões para a elaboração de materiais pela equipe do Vlado Educação. São cinco cadernos, que foram entregues às escolas no início do ano letivo de 2015, com orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho e destaque para os seguintes temas: democracia na escola, igualdade e discriminação, respeito e humilhação; e sujeitos de direito. Depois disso, a equipe do Vlado Educação acompanha o andamento do projeto nas escolas a partir de iniciativas como os encontros com os mobilizadores – fundamentais para o sucesso da ação.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo