02/07/2014

Vlado Educação implanta “Respeitar é Preciso!”

Compartilhar:

“A Educação em Direitos Humanos (EDH) é essencialmente a formação de uma cultura de respeito à dignidade humana através da promoção e da vivência dos valores da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. Portanto, a formação desta cultura significa criar, influenciar, compartilhar e consolidar mentalidades, costumes, atitudes, hábitos e comportamentos que decorrem, todos, daqueles valores essenciais citados – os quais devem se transformar em práticas.” 

Essa afirmação é da professora Maria Victória Benevides, participante da equipe Vlado Educação responsável pelo projeto Respeitar é Preciso!, que visa a promover a formação de professores em EDH, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e com a Secretaria de Educação do Município de São Paulo, tendo como uma de suas metas criar materiais pedagógicos para subsidiar os educadores na prática da Educação em Direitos Humanos.

O material didático do projeto é dirigido a todos os profissionais das escolas, tanto professores quanto gestores e funcionários. Trata-se de um conjunto formado por um Guia de Orientações Gerais e quatro Cadernos Temáticos que tratarão das questões mais relevantes para o dia-a-dia do convívio escolar e ajudarão a analisar as práticas correntes e implementar mudanças.

Para garantir que o material seja coerente com as demandas da rede municipal de educação, sua elaboração vem sendo realizada de modo participativo com os educadores, por meio dos encontros do Curso Respeitar é Preciso! A escola como espaço da Educação em Direitos Humanos.

O curso acontece em quatro Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs) da capital paulista: CEU Jardim Paulistano, CEU São Rafael, CEU Casa Blanca e CEU Pera Marmelo, com um público de aproximadamente 600 pessoas, entre professores, gestores, familiares de alunos e integrantes de instituições próximas às escolas, como os Conselhos Tutelares e Centros de Saúde.

Participaram nos encontros ocorridos em cada CEDH no mês de maio último a coordenadora educacional do IVH e do projeto, Neide Nogueira, com a equipe de educadoras do Vlado Educação: Ana Lucia Catão, Celinha Nascimento, Maria da Paz e Maria Paula Zurawski; Diego Barreto, gestor de projetos; e os professores

Professoras Maria Victória Benevides e Neide Nogueira
Professoras Maria Victória Benevides e Neide Nogueira

palestrantes, especialistas em EDH, Flavia Schilling, Maria Victória Benevides e Américo Sampaio.

Além das palestras dos especialistas, nos encontros foram realizadas atividades sobre respeito mútuo e direitos humanos no dia-a-dia dos alunos e educadores nas escolas, expondo e debatendo quais são suas dificuldades, as situações que eles presenciam, como lidam com os problemas escolares, a estrutura de que dispõem, o que eles esperam da sociedade, do governo e do próprio curso de formação EDH.  A equipe do Vlado Educação fez uma síntese das colocações e apresentou os pontos mais relevantes para uma reflexão sobre os temas. Essa síntese servirá de subsídio para a elaboração do material pedagógico.

Para o segundo semestre de 2014 estão previstos novos encontros, incluindo um módulo do curso especifico para as equipes gestoras das escolas. As datas dos próximos encontros serão definidas no final de Julho e publicadas no Diário Oficial do Município.

A previsão é de que o material seja publicado em Dezembro de 2014 e colocado em uso em 2015, com apoio de um processo de formação em serviço coordenado pela equipe do Vlado Educação.

 

 

 

Confira a agenda do site

Serviço:

Neide Nogueira

Coordenadora de Projetos Educacionais

[email protected]

 

Diego Barreto

Gerente de Projetos

[email protected]

Fone: + 55 11 2894-6650

Compartilhar:

Pular para o conteúdo