DOE AGORA

Mentores do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Mentores do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

A curadoria do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, juntamente com os professores-orientadores e os jornalistas-mentores, já está coordenando as atividades dos cinco grupos de estudantes premiados a fim de garantir a produção das propostas de pautas vencedoras da sexta edição.

A matéria final a que se refere este concurso deverá ser entregue por cada uma das equipes até o próximo dia 30 de agosto, acompanhada de um resumo jovem_jornalista_6_premio2executivo detalhando seu processo de produção. A melhor matéria será escolhida pelos organizadores e divulgada no dia 29 de outubro, durante a cerimônia de entrega do Prêmio, no TUCA, em São Paulo.

Vamos conhecer quem são os jornalistas mentores convidados pelo Instituto a acompanhar a produção das pautas vencedoras desta edição:

PROPOSTA 1 – RADIODOCUMENTÁRIO

Pauta: “31 pelo 15”: a resistência persiste 

Equipe: Cássia Leticia Miranda Rodrigues | Karina Chichanoski | Matheus Henrique de Lara

Prof. Orientador: Gabriel Ferreira Carvalho

Universidade Estadual de Ponta Grossa – Ponta Grossa, PR

Jornalista mentor: Mauri König

Mauri König, graduado em Letras e Jornalismo, pós-graduado em Jornalismo Literário. Ganhou 27 prêmios de jornalismo em 24 anos de carreira, entre eles quatro Valdimir Herzog, dois Esso e três Embratel. Em 2012 recebeu em Nova York o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa, concedido pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas e, em 2013, foi agraciado pela Universidade de Colúmbia com o Prêmio Maria Moors Cabot. Publicou dois livros de jornalismo: Narrativas de um correspondente de rua e O Brasil oculto.

 

PROPOSTA 2 – IMPRESSO

Pauta: Nossas Cláudias, nossos Amarildos   

Equipe: Laís de Mello Rocio |Jéssyka Bernardone Saquetto |Rafaela Laiola Guimarães

Prof. Orientador: Victor Israel Gentilli

Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória, ES.

Jornalista mentor: Paulo Oliveira

Paulo Oliveira é jornalista e professor. Atualmente é secretário de redação do jornal A Tarde (BA) e diretor da Abraji. Em 1993 ganhou o Prêmio Vladimir Herzog, com a matéria Grupos de Extermínio, feita com João Antônio Barros e Stella Guedes, de O Dia (RJ).

 

PROPOSTA 3 – DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL

Pauta: Cadeias indígenas: oficiais e clandestinas  

Equipe: Suria Moustapha Barbosa | Bruno Alderighi Cavalcanti | Gabriel Azzi Collet e Silva

Prof. Orientador: Marcos Luiz Cripa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – São Paulo, SP

Jornalista mentora: Bianca Vasconcellos

Bianca Vasconcellos trabalhou como repórter de TV durante 22 anos. Seus últimos trabalhos foram coberturas sobre a investigação de lavagem de dinheiro praticada por políticos e autoridades do Judiciário (Jornal da Record, por Boris Casoy) e a série Reserva sem Lei, que foi premiada pela Sociedade Mata Atlântica. Desde 2011 faz roteiro e direção de documentários para a TV Brasil em São Paulo. Entre os documentários premiados estão A Mão de Obra Escrava Urbana (Menção Honrosa Prêmio Vladimir Herzog e finalista do Prêmio Esso de Jornalismo), Carandiru, as marcas da intolerância (Menção Honrosa Prêmio Vladimir Herzog), A Vida por um Fio (Prêmio Roche de Jornalismo e Saúde Ibero- Americano)e Medicina do Futuro, realidade ou ficção? (Prêmio Medtronic e SINDHRio).

 

PROPOSTA 4 – PUBLICAÇÃO ONLINE 

Pauta: A política educacional como herança da ditadura militar 

Equipe: Luiz Magno Silva Leão |Flaviana Alves Santos | João Victor Mariano Barbosa Inácio Lauriano

Profa. Orientadora: Denize Daudt dos Santos Bandeira

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Goiânia, GO

Jornalista mentor: Marcos Emílio Gomes

Marcos Emílio é jornalista e consultor de marketing. Atuou em jornalismo político por 20 anos em veículos como Veja, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Foi também redator-chefe da revista Playboy e executivo das áreas editorial e de marketing da Editora Abril, onde dirigiu o núcleo de edições regionais de Veja e o núcleo de Quatro Rodas, Runner’s World e Placar. Desde 2011, como sócio da Solares Comunicação e Marketing, realizou trabalhos para empresas e veículos como G1, TV Globo, Observatório Nacional de Segurança Viária, Editora Custom e Revista de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi jurado da edição mais recente do Prêmio Esso de Jornalismo e coordenou, em 2013, a produção do livro A Constituição de 1988, 25 anos. A Construção da Democracia & Liberdade de Expressão: o Brasil antes, durante e depois da Constituinte” da Editora Instituto Vladimir Herzog.

 

PROPOSTA 5 – SITE MULTIMÍDIA

Pauta: Aposentadorias e pensões militares, um legado econômico e social da ditadura no Brasil 

Equipe: Paloma Helena Martinho Rodrigues |Mariana Claudino de Melo

Profa. Orientadora: Alice Mitika Koshiyama

Escola de Comunicações e Artes da USP – São Paulo, SP

Jornalista mentora: Alana Rizzo

Alana Rizzo, é repórter da revista Veja em São Paulo. Formada em jornalismo pela PUC-MG, passou pelas redações de O Estado de S.Paulo, Correio Braziliense, Estado de Minas e Diário da Tarde. Vencedora (em equipe) dos prêmios Esso 2008, categoria regional e IPYS/Transparência Internacional 2009 (menção especial).

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.