DOE AGORA

Projeto “Respeitar é Preciso…” do Instituto Vladimir Herzog chega ao Módulo de Gestores

Projeto “Respeitar é Preciso…” do Instituto Vladimir Herzog chega ao Módulo de Gestores

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), o Instituto Vladimir Herzog está realizando o projeto “Respeitar é preciso…” que possibilita a educadores da rede municipal refletirem sobre o papel da escola na educação em direitos humanos. O projeto teve início com um curso composto por exposições, palestras e atividades em grupo.

No primeiro semestre do ano, foi realizado o primeiro módulo em três encontros de formação, em 4 unidades CEUS de São Paulo: CEU Casa Blanca, CEU Jardim Paulistano, CEU Pêra Marmelo e CEU São Rafael. Para essa introdução, contou-se com a ajuda de palestrantes como as professoras da USP Maria Vitória Benevides e Flávia Schilling e também o prof. Américo Sampaio, da Escola de Governo.

A partir de um mapeamento das dificuldades e questões indicadas pelos educadores cursistas, no segundo semestre, vem sendo realizado o segundo módulo, no mesmo formato. Com uma troca de informação e experiências, pode-se analisar, por exemplo, as relações que acontecem no dia-a-dia das escolas, entre adultos e destes com os alunos, refletindo sobre as formas de agir perante cada situação.

Nos dias 21 e 22 de outubro, o projeto chegou ao Módulo Gestores, especialmente dedicado à implementação do projeto nas escolas, em 2015, no modelo de formação em serviço. Neste módulo estiveram presentes gestores das escolas, (diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos) e das Diretorias Regionais de Educação, DREs, (coordenadores de projeto; supervisores), além do coordenador adjunto da Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC, Jonas Waks.

Visando a construir as condições para a viabilidade do projeto, foi feita a apresentação do plano de atividades para 2015 e do material pedagógico que está sendo produzido, composto por um Caderno de Orientações Gerais  e mais quatro cadernos temáticos, focando questões específicas do convívio escolar.

Nessa etapa foi possível refletir sobre as mudanças a serem feitas e o que será necessário para  2015, o que possibilitou a mobilização dos gestores para abraçar o projeto e inspirar suas equipes e comunidades a fazerem o mesmo.

gestores

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing