DOE AGORA

Conselheiro do IVH Zuenir Ventura, eleito para a Academia Brasileira de Letras

Conselheiro do IVH Zuenir Ventura, eleito para a Academia Brasileira de Letras

No Rio de Janeiro, na última quinta feira (30), o conselheiro do Instituto Vladimir Herzog Zuenir Ventura, de 83 anos, foi eleito para ocupar a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL). O jornalista e escritor concorreu com Thiago de Mello e Olga Savary e recebeu 35 dos 37 votos possíveis, enquanto os outros candidatos receberam um voto cada um.  A cadeira estava vaga desde 23 de julho do ano passado, quando ocorreu a morte do poeta, romancista e dramaturgo Ariano Suassuna.

Zuenir nasceu em Minas Gerais, na cidade de Além Paraíba, em 1931 e cursou a faculdade de Letras Neolatinas, após se arriscar como pintor, faxineiro, balconista e professor, ensinando na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Escola Superior de Desenho Industrial.

Em 1988, escreveu a sua obra mais conhecida: “1968 – O Ano Que Não Terminou”, livro no qual narra a efervescência política e civil que marcava o Brasil naquela época, baseando-se em entrevistas , pesquisas e observações pessoais, além de materiais inéditos até então. Posteriormente o livro inspirou a minissérie “Anos Rebeldes”, da TV Globo.

Zuenir já trabalhou em veículos como “Visão”, “Veja” e “Jornal do Brasil”, como repórter, editor e chefe de redação. Também é autor do livro “Cidade Partida”, ganhador do Prêmio Jabuti em 1995 na categoria reportagem, que trata sobre a barbárie no Rio de Janeiro, relatando a organização da sociedade civil em combate à violência.

Sua série de reportagens no “Jornal do Brasil” sobre o assassinato de Chico Mendes rendeu-lhe os prêmios Esso de Jornalismo e o Vladimir Herzog de Anistia e AcademiaDireitos Humanos. Em 2008 recebeu um troféu especial da ONU por ter sido um dos cinco jornalistas que “mais contribuíram para a defesa dos direitos humanos no país nos últimos 30 anos”. Posteriormente, em 2013, o material de suas reportagens foi reunido no livro “Chico Mendes: Crime e Castigo”, mesmo ano em que seu romance mais recente, “Sagrada Família”, concorreu ao Prêmio Jabuti.

Com uma jornada impressionante, Zuenir já se havia candidatado outras três vezes à ABL, mas sempre desistiu para apoiar amigos que também se candidataram e agora conquista a cadeira que já foi ocupada por Carlos Laet, Ramiz Galvão, Viriato Correia, Joracy Camargo e Genolino Amado.

Atualmente é um dos membros ilustres do Conselho do Instituto Vladimir Herzog e colunista do jornal O Globo.

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.