13/01/2022

Herzog investirá na educação em direitos humanos no RJ, SP, Salvador, Recife, Vitória e Alvorada

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) por meio do projeto Usina de Valores vai promover dezenas de atividades com foco na Educação em Direitos Humanos para moradoras e moradores de regiões periféricas das cidades de Alvorada (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES). 

Entre as atividades previstas no início de 2022, estão cursos, oficinas práticas, intercâmbios e outros eventos. A programação será presencial e online, sempre respeitando as condições permitidas pelas autoridades sanitárias que monitoram a pandemia da COVID-19.

Desde sua criação, o Instituto Vladimir Herzog entende e aposta também na educação não formal como um dos caminhos para a construção de uma sociedade mais democrática, justa e livre de violências. Esse caminho educacional tem o potencial de ampliar e qualificar o repertório popular para a defesa dos direitos humanos. 

O Usina de Valores segue essa premissa e, portanto, tem o objetivo de contribuir com a formação da população e também de valorizar e fortalecer os coletivos locais, que já promovem iniciativas sociais e culturais fundamentais para a sociedade.

Queremos combater pensamentos que plantam discursos de ódio e naturalizam a violência. Fazemos isso promovendo práticas de diálogo, de respeito à diversidade e de valorização dos direitos humanos, disseminando valores de dignidade humana, escuta ativa, engajamento político, coexistir na diferença e bem-viver”, diz Hamilton Harley, Coordenador da Área de Educação em Direitos Humanos do IVH.

Parte das atividades é aberta para todas e todos, e haverá uma atenção especial aos jovens que estão em processo de formação educacional e às diversas comunidades evangélicas, grupo que vem sendo afetado pelo fundamentalismo religioso que, no Brasil recente, tem contribuído com inúmeras violações de direitos humanos que precisam ser combatidas.

O projeto também prevê a criação de conteúdos educativos publicados no portal usinadevalores.org.br que funcionará como um acervo sobre práticas em direitos humanos. O projeto conta com apoio do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Assessoria de Imprensa

CDI Comunicação 

Renata Franca

[email protected]

+55 11 3817-7932

Coordenação de Comunicação

Raquel Melo

[email protected]

+55 11 97381 0209

Compartilhar:

Pular para o conteúdo