Registro de Vladimir Herzog durante visitas a gravação do filme “Azyllo muito louco” de Nelson Pereira dos Santos, lançado em 1970 e adaptado da obra “O Alienista” de Machado de Assis.
13/01/2022

Acervo traz novas imagens da rica trajetória de Vladimir Herzog

Compartilhar:

O Acervo Vladimir Herzog apresenta 191 novos itens entre fotografias e documentos que recuperam a memória do jornalista e cineasta Vladimir Herzog e contam parte da história do nosso país. O acervo é o principal espaço online dedicado à biografia e à produção intelectual de Vlado.

Entre as 185 fotos cedidas pela família Herzog há registros pessoais e profissionais do jornalista em ação como, por exemplo, as fotos do making of da filmagem de Azyllo Muito Louco, longa metragem dirigido por Nelson Pereira dos Santos, em Paraty, no Rio de Janeiro, em 1970. 

As fotografias com amigos e familiares trazem momentos descontraídos em passeios, celebrações e também passagens da família pela Iugoslávia e Itália, durante o período de exílio na Segunda Guerra.

Entre os documentos históricos estão a certidão de nascimento original, emitida em Osijek, ex-Iugoslávia, em 27 de junho de 1937. É interessante notar que, ainda que o documento esteja na língua materna, é possível compreender que o nome de batismo era Vlado Herzog. 

Há ainda uma certidão original de casamento com Clarice Herzog emitida em um cartório em São Paulo, em 15 de fevereiro de 1964, pouco antes de ser decretado o golpe de estado no Brasil. Para acessar todas essas referências históricas, basta digitar na busca do acervo por “novos itens”.

Sobre o Acervo

Lançado em 2020 pelo Instituto Vladimir Herzog com apoio do Itaú Cultural, o acervo tem o objetivo de contribuir com a preservação da memória de Vladimir Herzog e da história de nosso país, mirando o fortalecimento da democracia e dos direitos humanos por meio da cultura.

Assessoria de Imprensa

CDI Comunicação 

Renata Franca

[email protected]

+55 11 3817-7932

Coordenação de Comunicação

Raquel Melo

[email protected]

+55 11 97381 0209

Compartilhar:

Pular para o conteúdo