10/05/2019

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão abre inscrições para sua 11ª edição

Compartilhar:

Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.

Entre os dias 13 de maio e 5 de julho de 2019, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta para o 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão – uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais.

Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema “A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira”.

As inscrições serão aceitas no site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite inscrição individual ou em duplas. Todas as propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes.

A 11ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e da OBORÉ, além do apoio institucional da Periferia em Movimento e do Tucarena, e o patrocínio da Petrobrás.

Seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá três propostas de pauta a partir dos critérios de relevância, criatividade e execução. As pautas selecionadas serão anunciadas em 5 de agosto.

Desenvolvimento da pauta
As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de agosto e outubro de 2019, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 16 de outubro.

Diplomação
A entrega dos diplomas e troféus às equipes vencedoras será no dia 24 de outubro de 2019, em São Paulo, durante a Roda de Conversa com os vencedores do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Calendário
Inscrições: 13 de maio a 5 de julho
Divulgação pautas vencedoras: 5 de agosto
Entrega da matéria finalizada e do resumo executivo: Até 16 de outubro
Diplomação das equipes: 24 de outubro
Regulamento e Inscrições: www.jovemjornalista.org.br

Resumo
O 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog que estimula a apresentação de pautas e o exercício da reportagem entre estudantes de jornalismo de todo o país. Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias. Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira. Inscrições abertas até 5 de agosto em: www.jovemjornalista.org.br

Compartilhar:

Pular para o conteúdo