DOE AGORA

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão abre inscrições para sua 11ª edição

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão abre inscrições para sua 11ª edição

Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias.

Entre os dias 13 de maio e 5 de julho de 2019, estudantes de jornalismo de todo o país poderão inscrever propostas de pauta para o 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão – uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais.

Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema “A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira”.

As inscrições serão aceitas no site www.jovemjornalista.org.br e o processo permite inscrição individual ou em duplas. Todas as propostas de pauta deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes.

A 11ª edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com a parceria estratégica da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) e da OBORÉ, além do apoio institucional da Periferia em Movimento e do Tucarena, e o patrocínio da Petrobrás.

Seleção
O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá três propostas de pauta a partir dos critérios de relevância, criatividade e execução. As pautas selecionadas serão anunciadas em 5 de agosto.

Desenvolvimento da pauta
As equipes selecionadas deverão produzir suas reportagens entre os meses de agosto e outubro de 2019, sob a orientação do professor e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 16 de outubro.

Diplomação
A entrega dos diplomas e troféus às equipes vencedoras será no dia 24 de outubro de 2019, em São Paulo, durante a Roda de Conversa com os vencedores do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Calendário
Inscrições: 13 de maio a 5 de julho
Divulgação pautas vencedoras: 5 de agosto
Entrega da matéria finalizada e do resumo executivo: Até 16 de outubro
Diplomação das equipes: 24 de outubro
Regulamento e Inscrições: www.jovemjornalista.org.br

Resumo
O 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog que estimula a apresentação de pautas e o exercício da reportagem entre estudantes de jornalismo de todo o país. Autores das três melhores pautas terão a oportunidade de contar com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias. Nesta edição, os trabalhos deverão abordar como tema A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira. Inscrições abertas até 5 de agosto em: www.jovemjornalista.org.br