26/04/2019

IVH realiza roda de conversa do livro “Heroínas dessa História”

Compartilhar:

Autoras do projeto contarão a experiência de escrever sobre a trajetória de 15 mulheres que lutam por Memória, Verdade e Justiça

No dia 02 de maio (quinta-feira), às 19h, a livraria Tapera Taperá, em São Paulo, recebe a roda de conversa com as autoras da publicação “Heroínas dessa História”, organizada pelo Instituto Vladimir Herzog (IVH). O objetivo é compartilhar com o público como tem sido a construção da obra, que vai contar a trajetória de 15 mulheres que perderam seus familiares pelas mãos do Estado durante a ditadura e até hoje lutam por Memória, Verdade e Justiça.  

Participarão da conversa algumas das autoras, como as jornalistas Laura Capriglione, Inês Garçoni, Paula Sacchetta, Eleonora Lucena, Patricia Cornills e Jéssica Moreira, além das coordenadoras do projeto Carla Borges, Tatiana Merlino e Carolina Vilaverde. A mediação será feita pela jornalista Semayat Oliveira, coordenadora de comunicação do IVH e cofundadora do coletivo Nós, Mulheres da Periferia. O evento contará com transmissão via streaming pelas páginas da Tapera Taperá e do Instituto Vladimir Herzog.

A obra, que está em sua fase final de produção e será lançada no próximo semestre, retrata histórias de mulheres inspiradoras e de luta que, no entanto, ainda permanecem em grande parte desconhecidas. Trata-se de iniciativa voltada para a garantia do direito à memória e à verdade, ajudando a denunciar as violações de direitos humanos cometidas pelo Estado brasileiro – o que se mostra cada vez mais importante, principalmente diante das recentes tentativas de revisionismo histórico sobre o período.

O Heroínas é um livro sobre mulheres e inteiramente produzido por mulheres. Serão 15 perfis redigidos por 15 autoras jornalistas. Eles tocam em diferentes aspectos da ditadura militar brasileira e abrangem as diversas regiões do país, retratando um mosaico de resistências cotidianas. O projeto lançou em março uma campanha de financiamento coletivo para finalizar a produção de sua primeira edição. Acesse o link: https://www.catarse.me/heroinas

Link do vídeo de lançamento: https://www.youtube.com/watch?v=8cqpLieQQAY

SERVIÇO
Roda de Conversa – Heroínas dessa História
Data: 02/05/2019
Horário: 19h às 22h
Local: Livraria Tapera Taperá (Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metrópole)
Confirme presença no Facebook: https://www.facebook.com/events/2192155340882769/

Compartilhar:

Pular para o conteúdo