17/07/2019

Instituto Vladimir Herzog parabeniza nova gestão da ABI

Compartilhar:

Grupo liderado por Paulo Jerônimo de Sousa comanda a Associação Brasileira de Imprensa, uma das mais importantes entidades de jornalistas do país, até 2022.

O Instituto Vladimir Herzog vem a público saudar a nova gestão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), liderada pelo jornalista Paulo Jerônimo de Sousa, o Pagê. O grupo fica no comando da ABI até 2022.

Durante todo o processo eleitoral da ABI, o grupo que agora assume a gestão da entidade tem se comprometido com ideais que vão ao encontro da missão do Instituto Vladimir Herzog: garantir a plena liberdade de expressão e o direito à comunicação. Este não é um valor garantido e é preciso estar atento para assegurar o diálogo e a tolerância às opiniões diversas na sociedade.

Criada há mais de cem anos, a Associação Brasileira de Imprensa nasceu com o objetivo de estimular e valorizar a profissão de jornalista, num momento em que a imprensa passava por mudanças significativas, com o avanço tecnológico definindo novas formas de produção do jornal, valorizando a especialização e a divisão de tarefas.

O presente, por sua vez, mostra-se igualmente desafiador, com o avanço de forças conservadoras que permanentemente colocam sob ameaça uma série de direitos sociais historicamente garantidos e provocam retrocessos em toda a sociedade.

Atualmente, o Brasil é um dos países em que a liberdade de expressão está mais ameaçada em todo o mundo. Este, inclusive, é um dos temas mais caros ao Instituto Vladimir Herzog que, junto com outras entidades, está construindo uma grande rede nacional de proteção a jornalistas e comunicadores ameaçados.

Na certeza de que contaremos com a ABI na trincheira em defesa da democracia e da liberdade de imprensa, parabenizamos a nova gestão e desejamos sucesso na nova caminhada.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo