18/06/2019

IVH comemora 10 anos reafirmando sua luta em defesa dos direitos humanos

Compartilhar:

Criado em 2009 por amigos e familiares do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar em 1975, o Instituto Vladimir Herzog completa 10 anos de existência no dia 27 de junho de 2019. Com sede em São Paulo (SP), o IVH é uma das poucas instituições do Brasil certificadas pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Ao longo desta década, foram realizadas dezenas de atividades voltadas a diferentes áreas dos direitos humanos, como projetos educacionais que formam valores de respeito à diversidade nos indivíduos desde os seus primeiros anos de vida e ações culturais que resgatam e preservam a história recente do Brasil.

Graças a essas iniciativas, que obtiveram relevância e reconhecimento em todo o território brasileiro, o IVH já foi agraciado com diversos prêmios, com destaque para o Prêmio Direitos Humanos do Governo Federal e para o Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo. Para saber mais sobre os projetos e a história do Instituto Vladimir Herzog, acesse: www.vladimirherzog.org.

Para celebrar seus dez anos de existência, o Instituto Vladimir Herzog (IVH) promove, no dia 27 de junho, um evento reservado na Sala do Coro da Catedral da Sé – espaço recém-inaugurado e dedicado a números musicais. Na ocasião, a orquestra de câmara Camerata Sé, que integra a Rede Cultural Luther King, apresenta seu novo espetáculo: a Missa em Dó Maior Opus 86, de Ludwig van Beethoven. A direção artística é do maestro Martinho Lutero Galati. O evento é fechado para convidados.

A escolha da Catedral da Sé para receber o evento de 10 anos do IVH não é por acaso: foi ali, no dia 31 de outubro de 1975, que aconteceu um culto ecumênico em homenagem a Herzog que reuniu mais de 8 mil pessoas e serviu como grande catalisador da abertura política e da restauração da democracia no Brasil.

O décimo aniversário do IVH acontece num momento de avanço das forças conservadoras e de instabilidade política, exigindo vigor e determinação de todos que atuam em defesa dos direitos humanos. Tal contexto coloca, naturalmente, sérios desafios para a sobrevivência de instituições desse tipo, mas são essas dificuldades que reforçam o caráter imprescindível da existência do Instituto Vladimir Herzog.

SERVIÇO
Aniversário de 10 anos do Instituto Vladimir Herzog
Atração: Apresentação da Camerata Sé (Rede Cultural Luther King)
Local: Sala do Coro da Catedral da Sé (entrada pela Rua Senador Feijó)
Data: 27 de junho, quinta-feira
Horário: A partir das 19h
Evento fechado para convidados

Compartilhar:

Pular para o conteúdo