DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog comemora 10 anos de existência reafirmando sua luta em defesa dos direitos humanos

Instituto Vladimir Herzog comemora 10 anos de existência reafirmando sua luta em defesa dos direitos humanos

Criado em 2009 por amigos e familiares do jornalista Vladimir Herzog, assassinado pela ditadura militar em 1975, o Instituto Vladimir Herzog completa 10 anos de existência no dia 27 de junho de 2019. Com sede em São Paulo (SP), o IVH é uma das poucas instituições do Brasil certificadas pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Ao longo desta década, foram realizadas dezenas de atividades voltadas a diferentes áreas dos direitos humanos, como projetos educacionais que formam valores de respeito à diversidade nos indivíduos desde os seus primeiros anos de vida e ações culturais que resgatam e preservam a história recente do Brasil.

Graças a essas iniciativas, que obtiveram relevância e reconhecimento em todo o território brasileiro, o IVH já foi agraciado com diversos prêmios, com destaque para o Prêmio Direitos Humanos do Governo Federal e para o Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo. Para saber mais sobre os projetos e a história do Instituto Vladimir Herzog, acesse: www.vladimirherzog.org.

Para celebrar seus dez anos de existência, o Instituto Vladimir Herzog (IVH) promove, no dia 27 de junho, um evento reservado na Sala do Coro da Catedral da Sé – espaço recém-inaugurado e dedicado a números musicais. Na ocasião, a orquestra de câmara Camerata Sé, que integra a Rede Cultural Luther King, apresenta seu novo espetáculo: a Missa em Dó Maior Opus 86, de Ludwig van Beethoven. A direção artística é do maestro Martinho Lutero Galati. O evento é fechado para convidados.

A escolha da Catedral da Sé para receber o evento de 10 anos do IVH não é por acaso: foi ali, no dia 31 de outubro de 1975, que aconteceu um culto ecumênico em homenagem a Herzog que reuniu mais de 8 mil pessoas e serviu como grande catalisador da abertura política e da restauração da democracia no Brasil.

O décimo aniversário do IVH acontece num momento de avanço das forças conservadoras e de instabilidade política, exigindo vigor e determinação de todos que atuam em defesa dos direitos humanos. Tal contexto coloca, naturalmente, sérios desafios para a sobrevivência de instituições desse tipo, mas são essas dificuldades que reforçam o caráter imprescindível da existência do Instituto Vladimir Herzog.

SERVIÇO
Aniversário de 10 anos do Instituto Vladimir Herzog
Atração: Apresentação da Camerata Sé (Rede Cultural Luther King)
Local: Sala do Coro da Catedral da Sé (entrada pela Rua Senador Feijó)
Data: 27 de junho, quinta-feira
Horário: A partir das 19h
Evento fechado para convidados