18/11/2021

Ep#3 do Marimbás traz as memórias da Zona Leste

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O terceiro episódio do Marimbás está no ar e traz memórias das moradoras, moradores e lideranças populares da Zona Leste da capital paulista. Histórias como a de Dona Astrogilda e Valquíria cujas vidas foram afetadas pela prisão do marido e pai Geraldo Rosa Valentim. O militar e sua família foram alvo de perseguição por serem contrários ao regime opressor, mas também por serem negros.

Assim como Astrogilda e Valquíria, muitas outras mulheres e crianças sofreram com a prisão, o desaparecimento e a morte de seus parentes durante a ditadura no Brasil.

Você vai conhecer também José Cláudio Sena, fotógrafo e documentarista que militava apresentando as memórias da região em sessões de cinema nos bairros. Na ditadura, Sena fazia parte do Movimento Popular de Saúde da Zona Leste e foi preso porque estava andando na rua com um livro sobre a Guerra do Vietnã.

Esta primeira temporada do Marimbás, o podcast sobre direitos humanos do Instituto Vladimir Herzog, é dedicada ao projeto Territórios da Memória que mapeia as memórias de pessoas e lugares periféricos de São Paulo e suas conexões com a ditadura. A produção é do Nós, mulheres da periferia.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Skip to content