23/11/2021

Fiquem Sabendo e Instituto Vladimir Herzog fecham parceria

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) e a Fiquem Sabendo, agência de dados especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI), fecham parceria para acessar dados e documentos estratégicos para o trabalho de advocacy do IVH que, desde sua criação em 2009, se empenha pela garantia dos direitos humanos e para transformar a cultura de violência presente no país.

A parceria irá fortalecer a missão do IVH na luta por memória, verdade e justiça no país, uma vez que as informações levantadas poderão embasar as ações institucionais voltadas para: a responsabilização do Estado brasileiro frente a crimes cometidos durante a ditadura civil-militar; a busca por responsáveis pelas violações de direitos humanos em outros períodos; a cobrança pelo aprimoramento e a proposição de bons caminhos para políticas públicas do sistema de perícia criminal; em suma, para a garantia das recomendações da Comissão Nacional da Verdade por meio do Núcleo Monitora CNV.

A transparência dos governos e o acesso a informações são direitos fundamentais de toda cidadã e cidadão, mas o Brasil ainda desconhece parte de sua história, inclusive aquelas ocorridas durante a ditadura. A Fiquem Sabendo vai atuar junto ao Instituto para buscar documentos e dados históricos essenciais para reconstruir essa história. 

“A parceria foi perfeita, pois o Instituto conhece os documentos e fatos históricos e a Fiquem Sabendo sabe como libertá-los para a sociedade. Juntos vamos fazer um importante trabalho de reconstrução histórica”, explica Maria Vitória Ramos, cofundadora e diretora da agência.

A partir deste mês a  Don’t LAI to me, newsletter premiada da Fiquem Sabendo para quem quer informação direto da fonte, contará com uma seção fixa “Dados históricos” em parceria com o IVH. Nesta primeira edição apresentamos um tutorial para pedir informações ao Supremo Tribunal Militar (STM), além da íntegra do processo que culminou na expulsão de Jair Bolsonaro (sem partido) do Exército. 

“Entendemos que o trabalho conjunto e complementar do Instituto Vladimir Herzog e da agência Fiquem Sabendo contribuirá para o urgente fortalecimento da democracia, em um contexto político em que se tem agido impunemente para fragilizar as instituições, plantar desinformação e mentiras, e escamotear a verdade e a justiça”, afirma Lucas Paolo, do Instituto Vladimir Herzog. 

Assessoria de Imprensa

CDI | Renata Franca | 11 3817-7932 | [email protected]

Coordenação de Comunicação | Raquel Melo | 11 97381 0209 | [email protected]

Compartilhar:

Pular para o conteúdo