Foto Henrique Boney (19 March 2012) | Fonte Wikimedia Commons
28/11/2021

Instituto Vladimir Herzog lamenta a morte de Ruy Ohtake

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog recebe com consternação a morte de Ruy Ohtake, um dos mais importantes arquitetos da história do Brasil.

Além de ser responsável por desenhos premiados, como do Instituto Tomie Ohtake, do Parque Ecológico do Tietê, entre tantos outros, Ruy é autor de mais de 300 projetos arquitetônicos, entre prédios de serviço público, escolas, teatros, cinemas etc.

Mais do que isso, sempre foi comprometido com as lutas por justiça social e colaborou com vários movimentos populares do Brasil, em especial das periferias da cidade de São Paulo.

Ruy foi colega de escola de Vladimir Herzog e os dois tiveram uma convivência intensa até chegarem à universidade, onde optaram por áreas distintas, mas sempre mantiveram a preocupação com as questões sociais e a promoção da cidadania.

Em entrevista ao Museu da Pessoa, em 2019, Ruy disse que sonhava que todos os brasileiros pudessem viver de uma forma boa, amigável, e que era preciso ter uma certa vontade utópica para alcançar este sonho. Ao longo de sua vida, Ruy fez com que este sonho fosse mais possível. E sua trajetória pessoal e profissional seguirá nos inspirando a atuar na construção um país mais justo e amigável.

Lamentamos profundamente a perda desta grande brasileiro e prestamos solidariedade a todos os amigos e familiares.

Assista no vídeo abaixo trecho do depoimento de Ruy Ohtake coletado em 2019 pelo Museu da Pessoa, em que ele conta sua relação de amizade com Vladimir Herzog:

Compartilhar:

Pular para o conteúdo