17/11/2021

Dom Angélico ganha documentário e biografia multimídia

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lança biografia multimídia e documentário sobre Dom Angélico Sândalo Bernardino, religioso cuja vida e trajetória foram dedicadas aos direitos humanos no Brasil.

O canal e o filme resultam das pesquisas realizadas no projeto Perfil multimídia de luta pelos Direitos Humanos: Dom Angélico, desenvolvido pelo IVH para documentar o poder da palavra, do carisma e da atuação deste religioso tão importante para os movimentos sociais.

A biografia multimídia traz textos de Camilo Vannuchi, fotografias, áudios gravados pelo próprio religioso e o documentário Dom Angélico e o Grito do Povo, produzido pela 7 Estrelo Filmes e dirigido por Rodrigo Siqueira. O filme ganhou versões com legendas, audiodescrição e tradução na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Com este projeto, o IVH ratifica seu compromisso com a produção de conhecimento, a construção de uma cultura voltada para os direitos humanos e com a acessibilidade.

Parceiro de Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Angélico começou sua trajetória evangelizadora na cidade de São Paulo. Sempre ao lado do povo, denunciava a violência de Estado, marchava com os trabalhadores, estimulava a comunicação popular e lutava pelo direito à moradia.

O filme recupera o sentido da conexão da Igreja Católica com os movimentos sociais, mostrando imagens históricas de Dom Angélico atuando, imagens da população em atos sociais reivindicando direitos, assim como entrevistas com Paulo Freire, Frei Betto e outras lideranças religiosas.

Em homenagem à população da zona leste que Dom Angélico tanto acolheu, faremos o lançamento do documentário na Faculdade Santa Marcelina, na Vila Carmosina. Representando a instituição de ensino, a Irmã Rosane dará as boas-vindas ao público, juntamente com o Coordenador da Área de Memória, Verdade e Justiça do IVH, Lucas Vilalta.

Após a exibição do filme, realizaremos um bate-papo com a presença ilustre do próprio Dom Angélico, do jornalista e autor da biografia Camilo Vannuchi, do Padre Paulo Bezerra, de Itaquera, do cineasta Rodrigo Siqueira, do advogado e militante da União Nacional por Moradia Popular, Edilson Mineiro, da militante e pesquisadora do CPDOC Guaianás, Renata Eleutério e outras lideranças de movimentos sociais da Zona Leste. Também estarão presentes a Conselheira do IVH, Maria Victoria Benevides e o diretor executivo do Instituto, Rogério Sottili.

O evento seguirá os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias para a proteção contra o novo coronavírus. Solicitamos que o público use máscaras protetoras adequadas.

Serviço

Lançamento do documentário Dom Angélico e o Grito do Povo

Faculdade Santa Marcelina

Unidade Itaquera: Rua Cachoeira Utupanema, nº 40, Vila Carmosina, São Paulo – SP, 08270-140

Sábado, dia 27 de novembro de 2021

Das 10 às 12h

Assessoria de Imprensa

CDI Comunicação

Renata Franca – [email protected]

+55 11 3817-7932 

Coordenação de Comunicação

Raquel Melo – [email protected]

+55 11 97381-0209

Compartilhar:

Pular para o conteúdo