Pesquisar
Close this search box.
Cartaz PJJ 2021
Autoria: Lucas Barbosa

13ª Edição

| 2021

Pautas do nosso tempo

Ataques a valores democráticos, reordenação econômica mundial, tecnologização e dataficação da experiência humana, e questões de sustentabilidade do planeta são alguns dos cenários que engendram pautas jornalísticas absolutamente necessárias para, como bem já alertou o líder indígena e ambientalista Aílton Krenak, adiar o fim do mundo.

É papel do jornalismo investir em reportagens que aportem novos elementos para reflexão e compreensão dessas questões que delimitam nosso tempo histórico. Exemplos cotidianos no contexto brasileiro não faltam: em cada esquina de toda rua há retratos de misérias, pobrezas, fomes, violências, racismos, homofobias, invisiblidades, descasos – todas violações de direitos humanos.

O desafio que propomos nesta 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é este: qual pauta você e o seu grupo pretendem produzir para narrar a nova cara do mundo que está diante de todos nós?

Sobre a Edição

Identidade Visual

"Minha provocação sobre adiar o fim do mundo é
exatamente sempre poder contar mais uma história"

Aílton Krenak

Partindo da provocação do líder indígena, ambientalista, filósofo e escritor, Ailton Krenak, a identidade visual da 13ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão propõe uma reflexão sobre o jornalismo em um mundo em que urge nos unirmos para evitar o colapso das sociedades e do meio ambiente.

A primeira referência que utilizamos para significar o tema desta edição, foi a Pangeia, o continente que, descrito pela deriva continental, existiu entre 200 a 540 milhões de anos, durante a era Paleozóica. Propomos uma reflexão imagética acerca das conexões, distâncias e a urgência de olharmos para a terra de maneira coletiva.

Acrescido da impressão digital, buscamos indicar não somente o caráter uno de cada ser humano, mas também a marca, a pegada ecológica que temos deixado em nosso planeta.

Por fim, o que queremos com a identidade visual desta edição do PJJ é convocar a todas e todos estudantes no Brasil a refletir o papel do jornalismo para adiar o fim do mundo.

Vencedores

Compartilhar:

Pular para o conteúdo