Cartaz PJJ 2020 Artboard
Arte: Lucas Barbosa

12ª Edição

| 2020

O mundo se reorganiza a partir da pandemia do novo coronavírus

Em 2020, o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus recorrendo aos princípios e métodos da ciência. Frente às medidas necessárias de isolamento e distanciamento social, o campo educacional, sobretudo o acadêmico, adota suspensão temporária das aulas e atividades, reorganização dos semestres letivos formais, reestruturação dos métodos de ensino-aprendizagem, adoção de aulas em formato remoto, adequação a TICs – Tecnologias de Informação e Comunicação, mas sobretudo vivencia muitas incertezas com relação ao futuro.

Aqui no Brasil, o Prêmio Jovem Jornalista busca fazer a sua parte: reinventa-se, apresentando-se como força auxiliar das escolas de Jornalismo frente ao compromisso de colaborar com a formação desses novos profissionais. A partir do capital de relações do Instituto Vladimir Herzog, seus conselheiros e parceiros institucionais, a edição deste ano promoverá conferências remotas abertas a estudantes e professores sobre temas de interesse direto do Jornalismo, além de práticas em grupos para discutir pautas e produzir reportagens adotando os novos protocolos em contexto de emergências sanitárias.

Sobre a Edição

A participação é aberta a estudantes universitários dos cursos de Jornalismo (ou áreas afins da Comunicação) regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior em território nacional.

Serão aceitas inscrições individuais pelo site www.jovemjornalista.org.br

O tema central do concurso é a pandemia do coronavírus. Em um primeiro momento será oferecida participação aos inscritos na série de conferências remotas sobre Jornalismo ministradas por jornalistas e especialistas sobre o que é uma pauta e como desenvolvê-la; a importância da pesquisa prévia, a busca e seleção das fontes; os passos para a produção de uma boa reportagem em contexto de emergência sanitária, além de temas correlatos ao jornalismo e à pandemia. Em uma segunda etapa, os estudantes serão organizados em grupos a fim de elaborarem pautas e produzirem reportagens em formatos e suportes de livre escolha.

Profissionais renomados do jornalismo brasileiro atuarão como mentores desses grupos, acompanhando o processo de construção das reportagens, promovendo um saudável encontro de gerações e uma rica troca de experiências tanto pessoal quanto profissional.

As produções jornalísticas desenvolvidas pelos grupos, além de publicadas nos sites das escolas e/ou em veículos mantidos pelas instituições de ensino superior das quais os estudantes são vinculados, também serão alocadas no site do Prêmio Jovem Jornalista para fins de registro e socialização.

Vencedores

Compartilhar:

Pular para o conteúdo