Educação
em Direitos
Humanos

Jornalismo
e Liberdade
de Expressão

Memória,
Verdade
e Justiça

Desde sua fundação, em 2009, o Instituto Vladimir Herzog apresenta uma agenda propositiva de projetos únicos, que garante a defesa irrestrita da democracia, dos direitos humanos e da liberdade de expressão.

Esta contribuição se apresenta cada vez mais expressiva para toda a sociedade, com atividades em todo o país, articulação de dezenas de profissionais e impacto na formação de milhares de jovens.

Assim, o Instituto Vladimir Herzog desenvolve projetos em três áreas estruturantes: Educação em Direitos Humanos, para mudar a cultura de violência; Memória, Verdade e Justiça, para responsabilizar aqueles que cometeram crimes de lesa humanidade; e Jornalismo e Liberdade de Expressão, para garantir uma atuação segura para jornalistas e comunicadores em todo o país.

A abrangência nacional dos projetos busca respeitar e valorizar as diversidades regionais, tornando a atuação dos territórios momentos de intervenções e trocas únicas, além de trabalhar de forma transversal a implementação de ações com uma perspectiva antirracista, compreendendo que as desigualdades estruturais do Brasil são reflexo de uma sociedade forjada na escravidão e numa abolição inconclusa.

Nossas parcerias para a promoção da cultura de paz e a realização dos projetos somam quase 200 organizações que compõem nosso campo de articulação no Brasil e no exterior. Estamos atuando junto a instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos. Concretizamos parcerias estratégicas de apoio institucional com OAK Foundation, Open Society Foundation, Porticus e Embaixada do Reino dos Países Baixos. Além disso, estreitamos relacionamento com instituições e universidades de Argentina, Uruguai, Chile e outros parceiros dos Estados Unidos e da Europa.

Pular para o conteúdo