04/02/2022

Marimbás ganha 2ª temporada com reportagens vencedoras do 13º PJJ

Compartilhar:

Ao todo, oito episódios serão publicados semanalmente ao longo de fevereiro e março

Estreia nesta sexta (04), a segunda temporada do Marimbás, o podcast oficial do Instituto Vladimir Herzog (IVH). Desta vez, o podcast trará as reportagens produzidas a partir das propostas de pauta vencedoras do 13º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ).

Ao todo, a temporada terá oito episódios, que serão publicados semanalmente ao longo dos meses de fevereiro e março. O episódio de abertura, Dever de Rua, aborda a relação de crianças em situação de rua com a escola.

O prêmio

Criado em 2009, o PJJ oferece aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho prático e reflexivo desde a criação da pauta até a reportagem final.  

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, amigo pessoal de Vlado, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa.

A 13ª edição do PJJ teve como tema “Pautas para tratar questões do nosso tempo” e contou com apoio do Google, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), da OBORÉ Projetos Especiais, da Periferia em Movimento e da  Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O podcast

Sonho antigo do Instituto, o podcast foi lançado em novembro de 2021. Seu nome é uma homenagem ao único filme finalizado por Vladimir Herzog e ao que seu trabalho representa para os direitos humanos no país.

Cada temporada apresentará projetos ou temas trabalhados pelos eixos de ação do IVH. A primeira abordou o projeto Territórios da Memória, recuperando narrativas de moradores das regiões periféricas de São Paulo sobre a ditadura civil-militar.

O Marimbás está disponível no Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts e Deezer.

Assessoria de Imprensa

CDI Comunicação 

Renata Franca

[email protected]

+55 11 3817 7932

Coordenação de Comunicação

Lucas Barbosa

[email protected]

+55 48 99123 8254

Compartilhar:

Pular para o conteúdo