18/10/2021

Marimbás, o podcast do Instituto Vladimir Herzog

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Marimbá vive da pesca, não é pescador. Com esta frase, Vladimir Herzog abre seu filme Marimbás, lançado em 1963. Com duração de 12 minutos e em 35mm, o curta-metragem é seu único filme finalizado e resulta do curso de cinema que fez com o documentarista sueco Arne Sucksdorf, em 1962. 

Vlado registrou o cotidiano de pessoas que viviam de sobras da pesca dos pescadores, no Posto 6, na praia de Copacabana. A frase de abertura do filme retrata bem sua preocupação com as injustiças sociais no Brasil.

Em homenagem ao trabalho de Herzog e àquilo que representa para os direitos humanos no país, o podcast oficial do Instituto Vladimir Herzog (IVH) se chamará Marimbás.

“Ter um podcast é um sonho antigo do Instituto. Produzimos muito conteúdo sobre direitos humanos para diferentes públicos. Além de chegar em pessoas com o hábito de ouvir este tipo de conteúdo, queríamos ser mais inclusivos e alcançar pessoas com deficiência visual”, diz Rogério Sottili, Diretor-executivo do IVH.

Cada temporada do Marimbás trará um projeto ou tema trabalhado pelo IVH e a estreia será sobre o projeto Territórios da Memória que, desde 2019, mapeia lugares, pessoas e narrativas para a construção coletiva das memórias nas periferias de São Paulo. Nesta temporada do Marimbás, vamos apresentar narrativas periféricas sobre a ditadura na Zona Leste, Zona Sul e Zona Norte da cidade.

A temática da Memória é essencial para a sociedade, a construção de nossas identidades, culturas, cidadania e compreensão dos processos históricos e do presente. Para o IVH,  trabalhar com a memória nas cidades é contribuir com o debate sobre a Memória, a Verdade e a Justiça no Brasil.

O Marimbás poderá ser acessado no Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts e Deezer.

Assista o curta-metragem Marimbás, dirigido por Vladimir Herzog, abaixo. 👇🏽

Assessoria de Imprensa

CDI | Renata Franca | +55 11 3817-7932 | [email protected]

Coordenadora de Comunicação | Raquel Melo | +55 11 97381 0209 | [email protected]

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Skip to content