Educação
em Direitos
Humanos

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS PROMOVE VALORES

Desde 2012 o Instituto Vladimir Herzog promove projetos e ações com entidades parceiras no intuito de formar sujeitos que legitimem os princípios ético-políticos que sustentam os Direitos Humanos.

O IVH entende que a Educação em Direitos Humanos (EDH) é essencial na construção de uma sociedade pautada pelos seus valores estando, portanto, comprometido com a realização das orientações contidas nos documentos sociais que regem esse campo: o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

A Educação em Direitos Humanos trata do ensino de valores, que são necessariamente aprendidos nas experiências de vida, nas relações que ocorrem em todas as instituições e espaços sociais: na família, na escola, nos grupos religiosos, nas comunidades, por meio daquilo que é valorizado pela mídia, etc.

A receptividade dos projetos por parte da comunidade escolar, das instituições educativas – tanto públicas, como as Secretarias Municipais de Educação, como privadas – e de coletivos e organizações de territórios reforçam a potência das ações de EDH.

Os projetos de Educação em Direitos Humanos alcançaram mais de 1.500 escolas, atingindo mais de 1 milhão de estudantes da educação básica de São Paulo e outras cidades. Além disso, dialogamos com mais de 3 mil moradores de comunidades periféricas de Caxias do Sul (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os conteúdos online produzidos no escopo desses projetos registraram, apenas em 2020, mais de 2 milhões de acessos.

1.500

Escolas

1 milhão

de estudantes

5

Comunidades Periféricas
RS, PE, RJ, BA, SP

2 milhões

de acessos online em 2020

Além de atividades de educação formal no ensino básico e de educação informal em comunidades, a área de Educação em Direitos Humanos também atua no âmbito da educação superior, com parcerias estabelecidas com universidades públicas, como a Especialização em Direitos Humanos e Lutas Sociais, desenvolvido em parceria com a Unifesp, e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Instituto Vladimir Herzog – Unicamp.

Clique e conheça mais sobre as ações em Educação em Direitos Humanos.

Pular para o conteúdo