O Respeitar é Preciso! foi criado para disseminar a cultura de educação em direitos humanos nas escolas públicas, trabalhando com educadores desde a creche até o final da educação básica para a adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade para enfrentar os diferentes tipos de violência na convivência escolar em busca da igualdade de direitos.
O projeto acontece por meio de ações de formação presencial e online apoiadas em um conjunto de materiais inéditos, desenvolvidos pelo projeto, os Cadernos do Respeitar!. O foco do trabalho em valores acontece no convívio escolar e nas práticas de sala de aula, trabalhando transversalmente nas ações formativas.
Buscamos fazer do convívio escolar, dos processos de ensino e de aprendizagem ocasiões para vivenciar valores como respeito mútuo, dignidade, solidariedade, igualdade, justiça e democracia.
Desde 2014 o Respeitar é Preciso! atua na rede pública municipal de São Paulo e, de lá pra cá, já impactou gestores, docentes, estudantes, funcionários e familiares de mais de 1500 escolas com atividades de formação e subsídios online.
Em 2016 as atividades presenciais do Respeitar! passaram a acontecer com as Comissões de Mediação de Conflitos das unidades escolares, regulamentadas a partir do Decreto no 56.560, de 28 de outubro de 2015. Em 2018 os cursos de formação do Respeitar é Preciso! foram legitimados pela política da Secretaria Municipal de Educação, garantindo pontuação na carreira dos cursistas participantes. Em 2019 o projeto ampliou sua atuação e iniciou atividades em Pernambuco, na cidade de Goiana.
Alcance do Respeitar é Preciso!
Assista aos depoimentos de professores e coordenadores que já passaram pelo Respeitar é Preciso!:
Os objetivos do Respeitar é Preciso! são:
- Disseminar a cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas, por meio da adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, familiar, geracional, de condição de saúde física ou mental, de etnia, credo, gênero, sexualidade, origem, entre outros, como base da convivência e da integração no cotidiano escolar;
- Contribuir para o aprofundamento da compreensão do signicado de Direitos Humanos como uma exigência da democracia e sua relação necessária com a educação desde a primeira infância;
- Promover trabalho pedagógico para que, com o tempo, sejam enfrentadas situações de violência na comunidade escolar;
- Orientar os educadores para a reflexão sobre situações do convívio escolar, buscando formas de superação e para inclusão da Educação em Direitos Humanos nos projetos políticos-pedagógicos (PPPs).
Cadernos do Respeitar
O material Respeitar é Preciso! foi produzido pela equipe de educação do Instituto Vladimir Herzog com base em uma pesquisa realizada com professoras e professores, estudantes, gestoras e gestores, profissionais de apoio, familiares e outros atores das comunidades escolares. É um material que acompanha as formações oferecidas e que tb serve como referência de consulta para gestores e educadores.
Nos cadernos há sugestões de atividades e reflexões para serem feitas com o propósito de aprimorar as relações existentes na escola e seu entorno.
A coleção é composta por sete volumes e aborda temas relacionados aos valores da educação em direitos humanos no contexto do convívio escolar e que se mostram urgentes de serem trabalhados:
- EDH para todas as idades;
- Respeito na Escola;
- Diversidade e Discriminação;
- Respeito e Humilhação;
- Sujeitos de Direito;
- Democracia na Escola e
- Mediação de Conflitos.
A coleção de Cadernos do Respeitar! está disponível para leitura online ou para download no site do Portal Respeitar é Preciso!.