Projeto Respeitar é Preciso!

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Sobre o projeto Respeitar é Preciso!
Sobre o projeto Respeitar é Preciso! | Educação em Direitos Humanos
Respeitar é Preciso! | Relatos de Experiências
Série Respeitar é Preciso! | Ep. 01: A Escola e a Família

O Respeitar é Preciso! foi criado para disseminar a cultura de educação em direitos humanos nas escolas públicas, trabalhando com educadores desde a creche até o final da educação básica para a adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade para enfrentar os diferentes tipos de violência na convivência escolar em busca da igualdade de direitos.

O projeto acontece por meio de ações de formação presencial e online apoiadas em um conjunto de materiais inéditos, desenvolvidos pelo projeto, os Cadernos do Respeitar!. O foco do trabalho em valores acontece no convívio escolar e nas práticas de sala de aula, trabalhando transversalmente nas ações formativas.

Buscamos fazer do convívio escolar, dos processos de ensino e de aprendizagem ocasiões para vivenciar valores como respeito mútuo, dignidade, solidariedade, igualdade, justiça e democracia.

Desde 2014 o Respeitar é Preciso! atua na rede pública municipal de São Paulo e, de lá pra cá, já impactou gestores, docentes, estudantes, funcionários e familiares de mais de 1500 escolas com atividades de formação e subsídios online.

Em 2016 as atividades presenciais do Respeitar! passaram a acontecer com as Comissões de Mediação de Conflitos das unidades escolares, regulamentadas a partir do Decreto no 56.560, de 28 de outubro de 2015. Em 2018 os cursos de formação do Respeitar é Preciso! foram legitimados pela política da Secretaria Municipal de Educação, garantindo pontuação na carreira dos cursistas participantes. Em 2019 o projeto ampliou sua atuação e iniciou atividades em Pernambuco, na cidade de Goiana.

Alcance do Respeitar é Preciso!

Assista aos depoimentos de professores e coordenadores que já passaram pelo Respeitar é Preciso!:

Os objetivos do Respeitar é Preciso! são:

  • Disseminar a cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas, por meio da adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade socioeconômica, cultural, familiar, geracional, de condição de saúde física ou mental, de etnia, credo, gênero, sexualidade, origem, entre outros, como base da convivência e da integração no cotidiano escolar; 
  • Contribuir para o aprofundamento da compreensão do signicado de Direitos Humanos como uma exigência da democracia e sua relação necessária com a educação desde a primeira infância;
  • Promover trabalho pedagógico para que, com o tempo, sejam enfrentadas situações de violência na comunidade escolar;
  • Orientar os educadores para a reflexão sobre situações do convívio escolar, buscando formas de superação e para inclusão da Educação em Direitos Humanos nos projetos políticos-pedagógicos (PPPs).

Cadernos do Respeitar

O material Respeitar é Preciso! foi produzido pela equipe de educação do Instituto Vladimir Herzog com base em uma pesquisa realizada com professoras e professores, estudantes, gestoras e gestores, profissionais de apoio, familiares e outros atores das comunidades escolares. É um material que acompanha as formações oferecidas e que tb serve como referência de consulta para gestores e educadores.

Nos cadernos há sugestões de atividades e reflexões para serem feitas com o propósito de aprimorar as relações existentes na escola e seu entorno.

A coleção é composta por sete volumes e aborda temas relacionados aos valores da educação em direitos humanos no contexto do convívio escolar e que se mostram urgentes de serem trabalhados:

  • EDH para todas as idades; 
  • Respeito na Escola; 
  • Diversidade e Discriminação; 
  • Respeito e Humilhação; 
  • Sujeitos de Direito; 
  • Democracia na Escola e 
  • Mediação de Conflitos. 

A coleção de Cadernos do Respeitar! está disponível para leitura online ou para download no site do Portal Respeitar é Preciso!

Projeto Respeitar é Preciso!
Ana Rosa Abreu apresenta o Respeitar é Preciso!
Projeto Respeitar é Preciso!
Entrevista com profa. Luciana Alves sobre Branquitude
Projeto Respeitar é Preciso!
Grande Encontro das Comissões de Conflito de São Paulo (SP)
Projeto Respeitar é Preciso!
Apresentação durante evento de Comissões de Conflito - São Paulo (SP)
Projeto Respeitar é Preciso!
Portal Respeitar é Preciso!
Projeto Respeitar é Preciso!
Reunião com equipe das Diretorias Regionais de Ensino e Secretaria Municipal de Educação (SP)
Projeto Respeitar é Preciso!
Encontro de Educação em Direitos Humanos - Goiana (PE)

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Skip to content