21/12/2022

Instituto Vladimir Herzog presta solidariedade a jornalista assediado judicialmente no Mato Grosso

Compartilhar:

Foto: Miguel/Unsplash

Jornalista Rogério Florentino vem sendo alvo de processos judiciais após divulgar relação de políticos com empresas de mineração sob investigação da PF

O Instituto Vladimir Herzog vem a público manifestar solidariedade a Rogério Florentino, jornalista que atua no estado do Mato Grosso, que vem sendo alvo de processos judiciais após divulgar relação de políticos com empresas de mineração investigadas pela Polícia Federal.

A estratégia de impetrar ações judiciais contra jornalistas e comunicadores tem sido um recurso cada vez mais comum para impedir o trabalho jornalístico. Comumente utilizado por políticos ou por setores do poder econômico, esta forma de intimidação recebe o nome de assédio judicial.

No caso de Rogério Florentino, o resultado não é diferente. O jornalista vem sofrendo com a necessidade de constituir defesa em casos que claramente estão relacionados a um procedimento de assédio judicial. E ainda mais preocupante é a dificuldade de garantir meios de subsistência, uma vez que os próprios veículos de imprensa locais têm receio em contratar um jornalista que vem respondendo processos, por medo de que haja represálias dos atores envolvidos, com fortes laços na elite política e econômica local.

O Instituto Vladimir Herzog, como organização comprometida com a defesa irrestrita da liberdade de expressão e com o trabalho jornalístico, se solidariza com Rogério Florentino e solicita ao Conselho Nacional de Justiça ações que inibam a prática de assédio judicial seja contra jornalistas e comunicadores ou qualquer outro segmento social.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo