Foto do jornalista Jamil Chade com um filtro cor de rosa. O texto diz "Instituto Vladimir Herzog repudia ataques a Jamil Chade"
10/05/2022

Instituto Vladimir Herzog repudia ataques a Jamil Chade

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog vem a público para repudiar de forma veemente as ameaças feitas a Jamil Chade. Desde o último sábado, o jornalista vem recebendo ameaças de morte em suas redes sociais.

Os ataques se intensificaram após Jamil publicar uma coluna sobre como o ódio será utilizado como instrumento político nas eleições brasileiras do final deste ano.

Lamentavelmente, ataques violentos a jornalistas e comunicadores, como os sofridos por Jamil Chade, têm se tornado comuns no Brasil. Já há algum tempo, profissionais da imprensa que se posicionam de forma crítica à violência e à proliferação dos discursos de ódio são alvos de agressões covardes que colocam em xeque a democracia e a liberdade de pensamento no nosso país.

As liberdades de expressão e de imprensa são essenciais para o bom funcionamento de qualquer democracia, e aqui não importa se as ideias ou as notícias vão ou não contra nossas posições políticas ou preferências ideológicas.

Os ataques a Jamil Chade não podem passar impunes. Por isso, nos colocamos inteiramente à disposição do jornalista para levar este caso adiante e, principalmente, cobrar das autoridades responsáveis uma investigação que identifique e responsabilize os autores das ameaças.

Por fim, prestamos toda a solidariedade a Jamil Chade, reafirmamos nossa missão de cultivar e defender a livre circulação de ideias, e reforçamos nosso compromisso em reagir a cada tentativa de cerceamento da liberdade de expressão.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo