10/09/2019

Próximo encontro do Territórios da Memória acontecerá na Ocupação Cultural Mateus Santos

Compartilhar:

No próximo sábado, dia 14/09, o Instituto Vladimir Herzog realizará o quarto encontro do projeto Territórios da Memória, dessa vez na Ocupação Cultural Mateus Santos, mais conhecida como Ocupação Ermelino, na Zona Leste. A iniciativa tem realizado, nos meses de agosto e setembro, ações de formação e cultura para valorizarmos as pessoas, histórias e lugares de memória das periferias de São Paulo.

Mesclando mesas de debate, oficina de criação musical, rodas de conversas, música, sarau e exposições, o encontro territorial deste sábado mostrará como a cultura periférica está ocupando as narrativas tradicionais de memória, revelando histórias sequestradas pela violência de Estado. Nas encruzilhadas ocupadas por outros saberes, vozes e construções é que a Ocupação Cultural Mateus Santos fomenta quilombos de resistência e re-existência.

É isso que propõe o Territórios da Memória: fortalecer o conhecimento e a memória de territórios de São Paulo, principalmente os periféricos pouco escutados ainda pelas narrativas tradicionais. Para isso, teremos um dia repleto de atividades na Zona Leste promovendo encontros, mobilizando histórias e produzindo deslocamentos nas memórias da cidade. No sábado, dia 14/09, a partir das 13h, teremos a oportunidade de curtir toda essa programação:

PROGRAMAÇÃO
> 14h – 15h30
Mesa 1: Memórias Sequestradas (Térreo 2), com Uilian Chapéu (Ocupação Mateus Santos); Renata Eleutério e Ireldo Alves (CPDOC Guaianás); Lucas Paolo Vilalta (Instituto Vladimir Herzog).

16h- 17h
Oficina de Criação Musical – Música e Resistência (Sala 1 – Primeiro Andar).

> 17h – 19h
Mesa 2: Violência de Estado – Ontem e Hoje (Térreo 2), com Juliana Marques (UFF); Shisleni Oliveira-Macedo (Numas-USP/CEP-Unifesp); Ana Paula (Jongo Guaianás).

> 19h30 – 20h30
Grupo Batakerê – Abertura do Sarau da Ocupa (Térreo 2).

Além das atividades acima, teremos:

> 13h às 16h (Sala 1 – 1º andar)
Exibição de vídeos sobre o CAAF e as ossadas de Perus

> 14h às 19h (Sala 2 – 1º andar)
Silkagem de camisetas – Territórios da Memória

> 14h às 19h (Térreo 1)
Exposição Cultura de Luta: História da Ocupação Ermelino

LOCAL
Ocupação Cultural Mateus Santos, Ermelino Matarazzo, ZL.
Avenida Paranaguá, 1633 – Jardim Belém.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo