DOE AGORA

Próximo encontro do projeto Territórios da Memória acontecerá na Ocupação Cultural Mateus Santos, na zona leste de São Paulo

Próximo encontro do projeto Territórios da Memória acontecerá na Ocupação Cultural Mateus Santos, na zona leste de São Paulo

No próximo sábado, dia 14/09, o Instituto Vladimir Herzog realizará o quarto encontro do projeto Territórios da Memória, dessa vez na Ocupação Cultural Mateus Santos, mais conhecida como Ocupação Ermelino, na Zona Leste. A iniciativa tem realizado, nos meses de agosto e setembro, ações de formação e cultura para valorizarmos as pessoas, histórias e lugares de memória das periferias de São Paulo.

Mesclando mesas de debate, oficina de criação musical, rodas de conversas, música, sarau e exposições, o encontro territorial deste sábado mostrará como a cultura periférica está ocupando as narrativas tradicionais de memória, revelando histórias sequestradas pela violência de Estado. Nas encruzilhadas ocupadas por outros saberes, vozes e construções é que a Ocupação Cultural Mateus Santos fomenta quilombos de resistência e re-existência.

É isso que propõe o Territórios da Memória: fortalecer o conhecimento e a memória de territórios de São Paulo, principalmente os periféricos pouco escutados ainda pelas narrativas tradicionais. Para isso, teremos um dia repleto de atividades na Zona Leste promovendo encontros, mobilizando histórias e produzindo deslocamentos nas memórias da cidade. No sábado, dia 14/09, a partir das 13h, teremos a oportunidade de curtir toda essa programação:

PROGRAMAÇÃO
> 14h – 15h30
Mesa 1: Memórias Sequestradas (Térreo 2), com Uilian Chapéu (Ocupação Mateus Santos); Renata Eleutério e Ireldo Alves (CPDOC Guaianás); Lucas Paolo Vilalta (Instituto Vladimir Herzog).

16h- 17h
Oficina de Criação Musical – Música e Resistência (Sala 1 – Primeiro Andar).

> 17h – 19h
Mesa 2: Violência de Estado – Ontem e Hoje (Térreo 2), com Juliana Marques (UFF); Shisleni Oliveira-Macedo (Numas-USP/CEP-Unifesp); Ana Paula (Jongo Guaianás).

> 19h30 – 20h30
Grupo Batakerê – Abertura do Sarau da Ocupa (Térreo 2).

Além das atividades acima, teremos:

> 13h às 16h (Sala 1 – 1º andar)
Exibição de vídeos sobre o CAAF e as ossadas de Perus

> 14h às 19h (Sala 2 – 1º andar)
Silkagem de camisetas – Territórios da Memória

> 14h às 19h (Térreo 1)
Exposição Cultura de Luta: História da Ocupação Ermelino

LOCAL
Ocupação Cultural Mateus Santos, Ermelino Matarazzo, ZL.
Avenida Paranaguá, 1633 – Jardim Belém.