21/10/2019

Prêmio Vladimir Herzog celebra sua 41ª edição nesta quinta-feira, 24 de outubro

Compartilhar:

Evento que acontece em São Paulo irá premiar as melhores produções jornalísticas sobre direitos humanos deste ano e ainda irá homenagear os jornalistas Glenn Greenwald e Patrícia Campos Mello.

A entrega do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo. A cerimônia, aberta ao público, acontece após a 8ª Roda de Conversa com os vencedores, das 14h às 18h. A iniciativa permite que os jornalistas compartilhem os bastidores e o processo de construção das matérias premiadas com o público. O bate-papo é mediado pelos jornalistas, Aldo Quiroga e Angelina Nunes, com coordenação de Sergio Gomes, Marcelo Soares, Ronald Sclavi e Ricardo Matias, com transmissão ao vivo pela TV PUC-SP.

Nesta 41ª edição, recorde histórico do Prêmio, foram inscritos 692 trabalhos com temas que valorizam a democracia e os direitos humanos e que competiram em seis categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Produção jornalística em texto, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em áudio e Produção jornalística em multimídia. Além disso, serão homenageados com o Prêmio Especial Hermínio Sacchetta (in memoriam), Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) e Glenn Greenwald (The Intercept).

Confira aqui os premiados.

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
As cinco equipes estudantis vencedoras do 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão também participam da Roda de Conversa e recebem seus troféus na cerimônia de premiação. A edição 2019 recebeu 92 propostas de pauta com o tema A face humana dos movimentos imigratórios e de refúgio e seus reflexos na sociedade brasileira. Na categoria especial, o tema foi trabalho infantil na indústria da moda. No total, envolveu 146 estudantes de graduação e 78 professores de 62 diferentes Instituições de Ensino Superior localizadas em 21 estados + distrito federal. As equipes contempladas terão seus trabalhos divulgados no site de suas respectivas escolas, no site e redes sociais do PJJ e de seus parceiros institucionais.

Atualmente, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado por 14 instituições: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Conectas Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Periferia em Movimento e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom e Instituto Vladimir Herzog.

SERVIÇO
8ª Roda de Conversa com os ganhadores do 41º Prêmio Vladimir Herzog
Data: 24 de outubro, quinta-feira, às 14h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA – Teatro da Universidade Católica (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)

Cerimônia de premiação do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do 11º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão
Data: 24 de outubro, quinta-feira, às 20h
Local: Tucarena (anexo ao TUCA – Teatro da Universidade Católica (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – São Paulo/SP)

Compartilhar:

Pular para o conteúdo