03/02/2015

Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão prepara sua 7ª edição

Compartilhar:

Evento que acontece em setembro terá como tema “Liberdade de Expressão e seus Desafios: Retratos no Brasil”; inscrições começam em abril

Idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog em 2009, com o objetivo de oferecer aos estudantes de jornalismo a oportunidade de desenvolverem um trabalho jornalístico prático e reflexivo desde o projeto de pauta até a realização final de uma reportagem, o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão chega, em 2015, a sua sétima edição, que terá o tema Liberdade de Expressão e seus Desafios: Retratos no Brasil.

A iniciativa estimula estudantes de jornalismo de todo o Brasil a elaborarem pautas temáticas e desenvolvê-las para mídias como jornal, rádio, televisão e internet. Todos os projetos inscritos devem contar, obrigatoriamente, com um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos alunos. As inscrições serão realizadas pela internet (www.jovemjornalista.org.br), a partir de abril e a participação é aberta para equipes de até três estudantes.

Além do professor-orientador, profissionais renomados do jornalismo brasileiro são indicados para atuarem como mentores das equipes premiadas. José Hamilton Ribeiro (TV Globo), Paulo Markun (ex-TV Cultura), Audálio Dantas (Negócios da Comunicação), Leonêncio Nossa (O Estado de S. Paulo), entre outros, exerceram essa função nas últimas edições do prêmio. Com isso, promove-se um saudável encontro de gerações e uma rica troca de experiências, tanto pessoal quanto profissional.

Nesta sétima edição, serão selecionados três projetos de pauta. A divulgação dos vencedores será feita no início de junho de 2015. De junho a setembro, sob a orientação do professor-orientador e do jornalista mentor, os grupos trabalharão no desenvolvimento de suas pautas e na produção de suas matérias, que deverão ser entregues aos organizadores até o dia 20 de setembro de 2015.

Fotos da cerimonia de 2014:

A exemplo das edições anteriores, a organização oferece um prêmio especial à melhor matéria produzida pelas equipes.  O grupo vencedor será oficialmente anunciado no dia 20 de outubro, no Tuca (Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), durante a cerimônia do 37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e do 7º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.  A equipe contemplada, juntamente com o seu professor orientador e seu mentor, ganhará uma viagem a Berlim para visitar museus, universidades e centros culturais.

Pelo quarto ano consecutivo, a cerimônia de premiação será precedida de uma roda de conversa com os jornalistas vencedores do Prêmio Vladimir Herzog para trocar experiências, métodos e técnicas utilizadas nas reportagens premiadas. O encontro deste ano acontecerá na manhã do dia 20 de outubro, no Tucarena.

Estudantes de jornalismo de escolas de comunicação de todo o território nacional estarão mobilizados para a produção de pautas ligadas aos Direitos Humanos e incentivar, através de ações que se potencializam mutuamente, a formação dos futuros profissionais da imprensa e da comunicação no Brasil.

Confira mais informações no site do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Compartilhar:

Pular para o conteúdo