07/07/2021

Prêmio Jovem Jornalista 2021 abre inscrições

Compartilhar:

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) de 2021. Nesta 13ª edição, a proposta é que os estudantes inscritos produzam pautas sobre as questões do nosso tempo.

Ataques a valores democráticos, reordenação econômica mundial, tecnologização, dataficação da experiência humana e questões de sustentabilidade do planeta são alguns dos cenários que engendram pautas jornalísticas absolutamente necessárias para, como já alertou o líder indígena e ambientalista Aílton Krenak, adiar o fim do mundo.

O PJJ é uma grande oportunidade para estudantes de jornalismo desenvolverem um trabalho prático desde a criação da pauta até a reportagem final.

É papel do jornalismo investir em reportagens que aportem novos elementos para reflexão e compreensão dessas questões que delimitam nosso tempo histórico. Exemplos cotidianos no contexto brasileiro não faltam: em cada esquina de toda rua há retratos de misérias, pobrezas, fomes, violências, racismos, homofobias, invisibilidades, descasos – todas violações de direitos humanos.

As inscrições estarão abertas entre os dias 8 de julho e 4 de agosto de 2021, exclusivamente por meio do site do prêmio. As e os jovens selecionados receberão ao todo R$ 10.000,00 em bolsas e a mentoria de jornalistas renomados, indicados pela organização do PJJ, para produzirem suas reportagens.

Além disso, haverá um ciclo de videoconferências, aberto a todos os inscritos, com jornalistas, pensadores e outras referências nas reflexões sobre as complexidades do tempo que atravessamos. Entre os convidados estão Aílton Krenak, Esther Solano, Eugênio Bucci e Jamil Chade.

O PJJ conta com o patrocínio do Google e o apoio de Abraji, Oboré, Intercom e Periferia em Movimento.

O Prêmio

A iniciativa foi criada em 2009 pelo Instituto Vladimir Herzog para homenagear o grande jornalista Fernando Pacheco Jordão – amigo de Vlado – que atuou em importantes veículos regionais e nacionais como Jornal Nacional e do Globo Repórter, ambos da TV Globo.

Para mais informações, acesse o site do Prêmio.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo