19/09/2019

Nota oficial do IVH e Respeitar é Preciso! sobre ocorrido no CEU Aricanduva

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) vem a público lamentar sobre o ocorrido na manhã desta quinta-feira (19) no CEU Aricanduva, zona leste da capital paulista. O evento “Seminários Regionais”, organizado pelo Respeitar é Preciso!, projeto do IVH com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, acontecia no teatro do CEU Aricanduva quando a equipe de formadores e professores presentes no local foi surpreendida pela notícia de que um aluno havia esfaqueado um professor e depois se esfaqueado no prédio ao lado, na unidade educacional.

O fato aconteceu justamente no momento em que discutíamos sobre as práticas de quem está vivenciando o dia a dia das relações nas escolas. Ali, refletíamos sobre a importância das atividades do Respeitar é Preciso! junto a educadoras e educadores na disseminação dos valores que permeiam a prática da educação em direitos humanos, como o respeito mútuo e à diversidade, e que procura fazer da escola um espaço de diálogo e de cuidado.

Toda a equipe do Respeitar é Preciso!, bem como os demais integrantes do Instituto Vladimir Herzog, se solidariza com o professor e seus familiares, com o aluno e sua família, bem como com os profissionais da escola, do CEU Aricanduva, das DREs, da Secretaria Municipal de Educação e do público presente, visivelmente abalado. Diante desta triste situação, optamos por interromper as atividades previstas para o restante desta quinta-feira.