18/12/2020

Nota do IVH em solidariedade à deputada Isa Penna

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog presta toda solidariedade à deputada Isa Penna (PSOL) e exige a responsabilização e a punição do deputado Fernando Cury (Cidadania) pelo crime de importunação sexual cometido em plena sessão de trabalho na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), cujas imagens foram amplamente divulgadas na televisão e mídias sociais.

Sabemos que o patriarcado é um dos pilares fundantes do Brasil, persistindo até hoje e alimentando cotidianamente uma cultura de violência contra as mulheres, permeada pelo machismo em suas mais variadas expressões. No entanto, é ainda mais grave e absolutamente inadmissível que crimes como esse aconteçam em uma casa legislativa e sejam cometidos por um parlamentar, que agiu com aparente tranquilidade na certeza da impunidade.

Exigimos providências judiciais imediatas por parte do Conselho de Ética da Alesp, até para que situações como essa que, infelizmente, ainda são tão corriqueiras em diversos ambientes e instituições, não voltem a ocorrer.
Precisamos avançar como sociedade contra a violência de gênero para que as mulheres possam existir livremente sem opressão e assédios de todo o tipo. Somente assim seremos capazes de construir um país e um mundo mais justo e realmente igualitário.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo