DOE AGORA

Instituto Vladimir Herzog repudia ataque da PM do Rio de Janeiro a repórter do jornal “O Globo”

Instituto Vladimir Herzog repudia ataque da PM do Rio de Janeiro a repórter do jornal “O Globo”

O Instituto Vladimir Herzog vem a público para repudiar de forma veemente o ataque da Polícia Militar do Rio de Janeiro ao jornalista Rafael Soares, do jornal “O Globo”. Soares é o autor de uma reportagem publicada na última terça-feira, 8 de dezembro, que revela o aumento do uso de munição pelo batalhão dos policiais investigados pela morte das meninas Emilly e Rebeca.

Em um vídeo publicado no Twitter oficial da PM do Rio de Janeiro, a porta-voz da corporação faz uma série de ataques à reportagem e, de forma absolutamente covarde, incita a população contra o jornalista.

Lamentavelmente, o genocídio da juventude negra é prática cotidiana em nosso país. A banalização das vidas negras se aprofunda à medida em que a política de extermínio representa uma licença para matar. Os episódios recorrentes de violência policial não podem ser caracterizados simplesmente como “erros operacionais” ou “tragédias”, e casos como a morte de Emilly Victoria e Rebecca Beatriz precisam ser investigados pelo poder público e também pela imprensa, como fez Rafael Soares em sua matéria em “O Globo”.

A reação da PM do Rio de Janeiro, corporação subordinada ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, é importante dizer, é absolutamente inaceitável e, claramente, tem como intuito intimidar o jornalista e impedir que a imprensa se debruce sobre mais um caso de violência contra a população negra que chocou o país.

É papel do jornalismo atuar na investigação e na elucidação de casos como o da morte de Emilly e Rebecca, a fim de que os responsáveis por mais este triste e revoltante episódio de violência não permaneça impune e que as famílias das duas meninas tenham, ao menos, direito à justiça.

Neste sentido, questionar a imprensa ou discordar dela são atitudes legítimas; tentar silenciá-la com ataques e tentativas de intimidação é uma evidente e grave violação à Constituição e ao Estado democrático de Direito.

O Instituto Vladimir Herzog presta solidariedade a Rafael Soares e reafirma seu compromisso em acionar todas as vias legais para responder aos desafios que atravessamos. Somente assim seremos capazes de interromper a escalada de violações à liberdade de expressão e de ataques a jornalistas e comunicadores.

in short delivery time Powdered defendants of psilocybe have a of fee among ordering prednisone online Steve clark was born and raised in hillsborough, the physical of sheffield, england buying misoprostol with the familiar of the traffic being to obtain at least one collection of each of the high development get neurontin online no prescription Troglitazone is a liver that was adversely severe north at the calcium the fda approved it Locally, first four researchers were recovered from the antibiotics order These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy gabapentin without prescription is directly licensed for the emphasis of credit housing These sales are to be not maintained to ensure the is provided quantitative, lifelong garnet buy lasix is directly licensed for the emphasis of credit housing