08/12/2020

Inst. Vladimir Herzog repudia tentativa de intimidação a jornalistas da TV Globo

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog manifesta seu repúdio à tentativa de intimidação sofrida por William Bonner e Renata Vasconcellos, apresentadores do Jornal Nacional, da TV Globo.

Os dois jornalistas foram intimados a depor à Polícia Civil do Rio de Janeiro em uma investigação sobre suposta desobediência à decisão judicial que proibiu a emissora de divulgar informações a respeito da investigação do esquema de “rachadinha” (devolução de parte do salário) que, segundo o Ministério Público do Rio (MP-RJ), o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente da República, Jais Bolsonaro, praticou enquanto era deputado estadual no Rio de Janeiro.

A intimação da Polícia Civil do Rio de Janeiro é mais um lamentável episódio do cenário que, infelizmente, se tornou cotidiano no Brasil: constantes ameaças e intimidações à imprensa e ao trabalho de jornalistas e comunicadores em todo o país.

Os ataques a William Bonner e Renata Vasconcellos atingem não só os dois jornalistas, mas também a livre circulação de informações e de ideias, restringindo o direito da população à informação. Questionar a imprensa ou discordar dela são atitudes legítimas; tentar silenciá-la com ataques é uma evidente e grave violação à Constituição e ao Estado democrático de Direito.

O Instituto Vladimir Herzog presta solidariedade a William Bonner e Renata Vasconcellos e reafirma seu compromisso em acionar todas as vias legais para responder aos desafios que atravessamos. Somente assim é que seremos capazes de interromper a escalada de violações à liberdade de expressão e de ataques a jornalistas e comunicadores.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo