03/11/2021

Marimbás: o podcast do Instituto Vladimir Herzog

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) lança nesta quinta, dia 4 de novembro, o Marimbás, seu podcast oficial. A cada temporada o IVH vai apresentar projetos ou temas trabalhados em seus eixos de ação.

A temporada de estreia será sobre o projeto Territórios da Memória e vai recuperar histórias de moradoras e moradores de regiões periféricas de São Paulo em suas conexões com a ditadura civil-militar.

Criado em 2019, o Territórios da Memória mapeia lugares, pessoas e narrativas fundamentais para a construção da memória dos territórios periféricos da cidade. Desde sua criação, o IVH vem promovendo debates, ações educativas e culturais nas cinco macrorregiões de São Paulo.

A realização dessas atividades, em parceria com articuladoras e articuladores locais, gerou uma série de frutos como os quatro documentários: Pirituba é assim, Lado Sul do Mapa, Reexistentes, Ela ainda está aqui. Os filmes, disponíveis no Youtube do IVH, foram adaptados e ampliados em versão podcast.

A primeira temporada do Marimbás terá cinco episódios complementares aos documentários, sempre publicados às quintas-feiras. O primeiro episódio do podcast traz as histórias das pessoas envolvidas no documentário Pirituba é assim.

Ter um podcast é um sonho antigo do IVH porque queríamos alcançar outros públicos, pessoas habituadas a esta nova mídia, assim como queríamos ser mais inclusivos também, alcançando pessoas com deficiência visual.

Esta temporada foi produzida pelo Nós, Mulheres da Periferia, coletivo parceiro do IVH formado por mulheres jornalistas. O Marimbás pode ser acessado no Anchor.fm, Spotify, Google Podcasts e Deezer.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo