24/08/2022

Organizações e Ministério Público de SP firmam acordo para combater ataques a jornalistas

Compartilhar:

O Instituto Vladimir Herzog e outras instituições ligadas à defesa da liberdade de expressão assinaram junto com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) um termo de cooperação para criação de um canal de denúncias e troca de informações para combater ataques a jornalistas e comunicadores. 

A cooperação foi firmada na terça-feira (23), na sede do Ministério Público. Além do procurador-geral de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, também estavam presentes Rogério Sottili, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog, Cristina Zahar, secretária-executiva da Abraji, Maia Fortes, secretária-executiva da Ajor, Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, e Taís Gasparin e Charlene Nagae, diretoras do Instituto Tornavoz. O documento também leva as assinaturas da Artigo 19, Intervozes e Repórteres sem Fronteiras Brasil.

Da esquerda para a direita: Vidal Serrano Nunes Júnior (procurador do MPSP), Rogério Sottili (Instituto Vladimir Herzog), Taís Gasparian (Instituto Tornavoz), Mario Sarrubbo (procurador-geral do MPSP), Patrícia Blanco (Instituto Palavra Aberta), Maia Fortes (Ajor), Cris Zahar (Abraji) e Charlene Nagae, (Instituto Tornavoz). Foto: Dyego Pegorário.

Para Sottili, o convênio tem uma importância extremamente significativa, pois sinaliza que as instituições brasileiras estão atentas a qualquer violação contra a democracia e a liberdade de expressão. 

“Ao se associar às organizações da sociedade civil, como é o Instituto Vladimir Herzog, o MP se coloca em sintonia com o que esperamos da sociedade brasileira: inibir a violência, inibir todo processo de censura e, sobretudo, inibir qualquer tentativa de combate à democracia”, declarou, parabenizando o Ministério e destacando o quanto a Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores ganha com a parceria.

Proposto pelo MPSP, o acordo busca facilitar as denúncias e investigações de casos de violações da liberdade de imprensa. “O Ministério Público é uma instituição comprometida com o Estado Democrático de Direito, que depende uma uma imprensa livre”, disse o procurador-geral Mario Sarrubbo, acrescentando que, juntos, o MPSP e as organizações farão um grande trabalho.

No começo desta semana, o IVH e as entidades acima citadas, juntamente com o Comitê para a Proteção dos Jornalistas e a Federação Nacional dos Jornalistas, lançaram uma carta pedindo aos presidenciáveis o compromisso com a segurança de jornalistas durante as eleições.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo