01/08/2020

Inscrições abertas para o 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

Compartilhar:

Até o dia 31 de agosto, estudantes de jornalismo podem se inscrever e ter acesso a uma série de videoconferências com jornalistas, especialistas e professores, além de fazer parte de uma redação virtual para produzir reportagens especiais.

Post FB PJJ-01 (1)

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, iniciativa do Instituto Vladimir Herzog especialmente voltada a estudantes de Jornalismo e de Comunicação Social de todo o Brasil.

Entre os dias 1º e 31 de agosto, alunos de instituições de ensino de todo o país podem se inscrever gratuitamente e ter acesso a um ciclo de videoconferências com jornalistas, especialistas e professores renomados, além de ter a chance de produzir uma reportagem em grupo, simulando uma redação profissional, com o auxílio de um jornalista indicado pela organização do projeto.

Neste ano, o tema do Prêmio Jovem Jornalista é: “Jornalismo em tempos de pandemia”. As conferências e as práticas que envolvem a produção das reportagens irão repercutir questões que se colocaram com ainda mais força para essa atividade profissional nos últimos meses, como o contexto de desinformação e disseminação de notícias falsas; o acesso à informação e a transparência de dados do governo; a questão racial que motivou manifestações em todo o mundo, inclusive em diversas redações; e o papel do jornalismo na defesa da democracia e dos direitos humanos.

Por conta das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus e considerando, especialmente, as dificuldades que as instituições de ensino superior estão enfrentando para administrar o semestre acadêmico, o certame deste ano foi reestruturado. Diferente de outras edições, desta vez os estudantes não precisam propor um projeto de pauta para se inscreverem. Para participar, basta preencher um formulário simples, disponível, junto com todas as informações relativas ao projeto, no site: www.jovemjornalista.org.br.

A iniciativa é uma homenagem ao jornalista Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa. Falecido em 2017, Pacheco Jordão atuou na redação de importantes emissoras de rádio, televisão e jornais de circulação nacional.

O 12º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão é uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog, e conta com o apoio de Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Oboré Projetos Especiais, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Periferia em Movimento. O patrocínio é do Google.

CALENDÁRIO
Inscrições: 1º a 31 de agosto de 2020
Conferências com jornalistas e professores: 1º a 30 de setembro (datas a definir)
Produção das reportagens: 1º de outubro a 30 de novembro
Entrega das reportagens finalizadas: até 7 de dezembro
Avaliação coletiva: 15 de dezembro

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
www.jovemjornalista.org.br

Compartilhar:

Pular para o conteúdo