03/08/2020

Praça Vladimir Herzog ganha concurso para revitalização de áreas públicas paulistanas

Compartilhar:

Espaço inaugurado em 2013 para homenagear o jornalista assassinado em 1975 e outras vítimas da ditadura militar recebeu a nota máxima em edital promovido pelo vereador Police Neto e pelo site “Cidades.co”

20161025_03_praca_herzog

A Praça Vladimir Herzog, na região central de São Paulo, foi um dos projetos vencedores da Chamada Cívica 2020 – iniciativa do vereador Police Neto e do site “Cidades.co” que destinará recursos para a revitalização de espaços públicos da cidade.

O projeto “Parcão da Herzog: Vida e Cidadania”, que prevê a revitalização da praça Vladimir Herzog, foi feito pelo arquiteto Marco Artigas e recebeu a avaliação máxima entre as dezenas de iniciativas inscritas na categoria “Praças e áreas verdes”. Confira aqui todas as informações do resultado final.

Com os recursos, a Praça Vladimir Herzog passará a atender às demandas gerais dos frequentadores do espaço, que incluem: área para animais de estimação cercada e segura, horta comunitária e equipamentos, além da reforma da área coberta existente que hoje se encontra insalubre e inadequada para o uso dos frequentadores.

498709_987630

Praça Vladimir Herzog
Inaugurada em 2013, sob iniciativa da Câmara Municipal de São Paulo, a Praça Vladimir Herzog é um espaço de convivência dos moradores e trabalhadores da região, além de uma homenagem às vítimas da ditadura militar.

O lugar abriga o mosaico “25 de outubro”, feito por crianças do Projeto Âncora sob a inspiração de uma obra do artista plástico Elifas Andreato; uma versão ampliada da estátua “Vlado Vitorioso”, produzida por Giusepe Bôsica também a partir do conceito de Andreato; a banca de jornal Jornalista Vladimir Herzog; e uma versão ampliada do troféu do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, também de autoria de Elifas Andreato.

Atualmente, o espaço é mantido pela própria Câmara. Ainda há uma série de iniciativas e instalações artísticas a serem implementadas no local, propostas e documentadas pelo jornalista e fundador da Oboré, Sérgio Gomes, junto com outros membros da Associação dos Amigos da Praça Vladimir Herzog, que inclui o Instituto Vladimir Herzog.

Chamada Cívica
A Chamada Cívica consiste num edital de recursos públicos para selecionar e realizar projetos apresentados diretamente pela sociedade. A iniciativa estimula a mobilização das comunidades para cuidar do espaço público e democratiza o acesso a verbas públicas de emendas parlamentares, numa parceria entre o mandato do vereador Police Neto e o “Cidades.co”.

Os projetos foram avaliados por uma banca de jurados especialistas e independentes do mandato do vereador Police Neto e da equipe do “Cidades.co”. Para ver todos os detalhes, acesse: https://www.cidades.co

Compartilhar:

Pular para o conteúdo