04/06/2024

IVH recebe inscrições para o 16º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão até 10 de julho

Compartilhar:

Autores das cinco melhores pautas contarão com microbolsas e mentorias para a produção das suas reportagens

A 16ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) convida estudantes de jornalismo de todo o país a produzirem propostas de pauta a partir dos dados e informações do novo Censo Demográfico 2022 e, assim, contribuírem com a compreensão da nova realidade da população brasileira.

As inscrições estarão abertas até 10 de julho e podem ser feitas no site do Prêmio.

Neste ano, serão selecionadas as cinco melhores propostas de pauta, uma por região do país. As equipes receberão microbolsas no valor de cinco mil reais para desenvolverem suas reportagens e contarão com acompanhamento de jornalistas especialmente convidados pelo Instituto Vladimir Herzog para atuarem como mentores dos grupos.

Vale destacar que, desde a sua criação, em 2009, o PJJ já mobilizou cerca de 3.000 estudantes de graduação em Jornalismo e 782 professores oriundos de 209 escolas de Comunicação de todo o Brasil. Como resultado, esta proposta formativa contabiliza, nesses quinze anos, 65 reportagens de grande envergadura investigativa produzidas por 147 estudantes de 34 diferentes escolas, envolvendo 51 professores orientadores e 36 jornalistas mentores.

O PJJ é uma realização do Instituto Vladimir Herzog desenvolvida em parceria com Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), OBORÉ e Periferia em Movimento.

A iniciativa homenageia Fernando Pacheco Jordão, que sempre se preocupou com o desenvolvimento dos jovens profissionais de imprensa. Falecido em 2017, Pacheco Jordão é autor do livro “Dossiê Herzog – prisão, tortura e morte no Brasil”. Em sua 7ª edição, constitui documento fundamental para compreender a história recente de nosso país.

INFORMAÇÕES, REGULAMENTO E INSCRIÇÕES

www.jovemjornalista.org.br

Compartilhar:

Pular para o conteúdo