Após um processo de revitalização, a EMEF Vladimir Herzog, localizada na Zona Leste de São Paulo, inaugurou no dia 8 de abril sua nova quadra poliesportiva, batizada de Doutor Sócrates Brasileiro. O evento, que contou com apresentações de dança e partidas de futebol interclasse, também teve entre seus convidados o jornalista Juca Kfouri, o comentarista e ex-jogador Walter Casagrande e Ivo Herzog, presidente do Conselho do Instituto Vladimir Herzog.
Em seu discurso, Keila Girotto, diretora da EMEF, declarou que o novo espaço é visto pelos alunos como uma alternativa de futuro melhor. A opinião foi compartilhada pelos convidados, que destacaram o papel transformador do esporte. “O esporte é, antes de mais nada, um meio de saúde pública”, disse Kfouri, segundo a revista Esquinas. “Tem um dado da Organização Mundial da Saúde que mostra que para cada dólar investido na democratização do acesso a práticas esportivas, se economiza três em saúde pública.”
“O esporte é a principal ferramenta social”, completou Casagrande. “Ele também te leva a uma questão de escolha: você pode escolher ter alguns problemas, pode escolher entrar no mundo das drogas, e também pode escolher praticar algum esporte. Eu espero que essa garotada, em algum momento, fale: ‘Quero, para minha vida, ser jogador ou comentarista de futebol’.”
Para Ivo Herzog, o fato da escola levar o nome de Vlado é um reconhecimento à importância do crime que foi cometido contra ele. “Quando o poder público, no caso a prefeitura de São Paulo, estabelece um local público que leva o nome do meu pai, ele está estabelecendo um espaço que, além de promover a educação curricular, é também um espaço de memória, para que os erros do passado não voltem a acontecer.”
Atualmente, o Instituto Vladimir Herzog e a escola possuem uma parceria para aplicação do projeto Respeitar é Preciso!, com o objetivo de que a EMEF se torne uma referência em Educação em Direitos Humanos.
Confira as fotos do evento: