26/04/2022

O custo democrático da falta de justiça de transição no Brasil

Compartilhar:

O Brasil possui uma dívida histórica com sua população. Em pleno 2022, ainda é um país que insiste em violar direitos humanos; que não responsabiliza os violadores desses direitos; que não oferece reparações às vítimas desses crimes; que ignora ou deturpa a verdade sobre seus crimes, violando sua própria memória; e cujas instituições ainda fecham os olhos para este cenário.

A garantia dos direitos humanos e a manutenção e o fortalecimento da nossa democracia só serão possíveis quando houver de fato uma justiça de transição. Para tanto, é preciso responsabilizar, reparar, buscar a verdade, valorizar a memória e reformar as instituições. Desde sua criação, a busca incansável pela justiça de transição é uma das prioridades do Instituto Vladimir Herzog (IVH).

Esta nossa luta tem sido extremamente prejudicada nos últimos anos com a ascensão de projetos políticos antidemocráticos. Para debater as consequências deste cenário, ao lado do MP Transforma, vamos promover nesta quarta (27) o encontro De Marighellas a Marielles

O encontro integra a programação Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) que está sendo realizado em Porto Alegre (RS). O debate terá a participação de Maria Marighella, neta de Marighella, atriz e vereadora (PT) em Salvador, Marinete Silva, mãe de Marielle Franco e cofundadora do Instituto Marielle Franco, Pastor Henrique Vieira, Marlon Weichert, Procurador da República, Rogério Sottili, Diretor Executivo do IVH. O encontro contará com a mediação de Alessandra Queiroga e será transmitido pelo canal do Ministério Público Federal (MPF) no YouTube.

Serviço

De Marighellas a Marielles – o custo democrático da falta de justiça de transição

Quarta, 27 de abril de 2022

Das 15h30 às 18h30

Auditório da PRR4: Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Praia de Belas, Porto Alegre (RS)

Transmissão pelo Youtube do Ministério Público Federal (MPF).

Para outras informações: @fsmjd_oficial.

Assessoria de Imprensa

CDI Comunicação | Renata Franca | [email protected] | +55 11 3817-7932

Coordenação de Comunicação | Raquel Melo [email protected] | +55 11 97381 0209

Compartilhar:

Pular para o conteúdo