DOE AGORA

Embaixador do Sri Lanka no Brasil é acusado de crimes de guerra

Embaixador do Sri Lanka no Brasil é acusado de crimes de guerra

Grupos de direitos humanos denunciaram Jagath Jayasuriya por ter comandado unidades militares que atacaram hospitais e mataram, torturaram e contribuíram para o desaparecimento de milhares de pessoas.

Sri Lanka’s Army Chief Lieutenant General Jagath Jayasuriya salutes during the army’s 61st anniversary celebrations in Colombo October 9, 2010. REUTERS/Dinuka Liyanawatte (SRI LANKA – Tags: MILITARY ANNIVERSARY)

Com informações da Associated Press

Grupos de direitos humanos da América Latina denunciaram que o embaixador do Sri Lanka no Brasil teria sido responsável por crimes de guerra cometidos em 2009, durante a guerra civil no país asiático. O ex-general Jagath Jayasuriya é acusado de comandar unidades militares que atacaram hospitais e mataram, torturaram e contribuíram para o desaparecimento de milhares de pessoas.

Jayasuriya tem imunidade diplomática em seis países: Brasil, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Suriname. Os grupos que processam o embaixador esperam convencer os governos latino-americanos a extraditá-lo.

O advogado que coordena a iniciativa, Carlos Castreana Fernandez, informou à agência de notícias Associated Press na noite de segunda-feira 28 que as acusações foram apresentadas no Brasil e na Colômbia. Nos próximos dias, serão formalizadas petições na Argentina, Chile e Peru. Já as autoridades do Suriname se negaram a aceitar o processo, disse o advogado. “Esse é um genocídio que foi esquecido, mas vamos forçar países democráticos a fazerem alguma coisa. É só o começo da briga”, afirmou.

A reportagem tentou entrar em contato com o escritório do ex-comandante na Embaixada do Sri Lanka em Brasília por telefone e e-mail, mas não obteve resposta. O paradeiro dele é desconhecido. Fernandez disse que oficiais de Justiça brasileiros informaram que Jayasuriya deixou o país no domingo. A informação não pode ser confirmada pela Associated Press.

Os processos criminais, analisados pela agência, foram liderados pelo Projeto Verdade e Justiça Internacional, uma organização de direitos humanos com sede na África do Sul que se dedica a coletar provas. As ações têm três objetivos principais: pressionar as autoridades a abrir investigações sobre Jayasuriya, revogar sua imunidade diplomática e extraditá-lo.

Fernandez já trabalhou em casos internacionais contra o general argentino Jorge Rafael Videla e o chileno Augusto Pinochet. Ele também ajudou a acusar muitos criminosos de guerra e membros de grupos organizados na Guatemala, incluindo o ex-presidente Alfonso Portillo.

O Sri Lanka esteve em guerra civil em vários períodos entre 1983 e 2009. O conflito foi intensificado, em parte, pelas tensões étnicas entre cingaleses e tâmeis, e a insurgência contra o governo foi liderada por um grupo chamado Tigres da Libertação de Tamil Eelam. O objetivo era estabelecer um Estado tâmil independente na parte noroeste da ilha.

De acordo com as denúncias, Jayasuriya foi comandante da Força de Segurança Vanni entre 2007 e 2009, um dos períodos mais sangrentos de uma guerra que matou mais de 100 mil pessoas. Os números das Nações Unidas indicam entre 40 mil e 70 mil mortos somente na fase final do conflito.

Grupos de direitos humanos levaram anos tentando processar Jayasuriya, mas o governo de Sri Lanka se negava a julgá-lo. Poucos anos depois do fim dos confrontos, ele se retirou do Exército. Foi nomeado embaixador no Brasil em 2015.

A Question of Command Responsibility (Portuguese) from NoFireZone on Vimeo.

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.