11/09/2019

Veja os vencedores do Prêmio Jovem Jornalista categoria “Trabalho Infantil na Indústria da Moda”

Compartilhar:

A diplomação dos grupos vencedores será no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, antecedendo a cerimônia oficial do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Temos a satisfação de apresentar, abaixo, as duas propostas de pauta vencedoras da edição 2019 do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão na categoria especial “Trabalho Infantil na Moda”.

Os grupos contemplados farão suas reportagens em formato podcast contando, para tanto, com a colaboração de jornalistas mentores especialmente indicados pela coordenação do Prêmio. As produções deverão estar finalizadas até o próximo dia 20 de outubro.

A diplomação dos grupos vencedores será no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, antecedendo a cerimônia oficial do 41º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Confira aqui as pautas vencedoras:

A FACE OCULTA DA INDÚSTRIA DA MODA: TRABALHO INFANTIL

Beatriz Gomes Furtunato e Rebecca Gompertz
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Descritivo: Analisaremos os motivos que levam à existência desse tipo de violação. Gostaríamos de relacionar o conceito de vulnerabilidade social ao crescimento econômico das grandes empresas têxteis, às custas da terceirização e da precarização do trabalho. Para isso, pretendemos realizar entrevistas temáticas, sempre respeitando o formato do podcast e prezando a parte humana, além dos números.

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

COMO A FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL ATINGE CRIANÇAS EM TRABALHO INSALUBRE

Gabriela Neves Vasques e Artur de Oliveira Ferreira
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Descritivo: Nosso foco é compreender e expor o sistema de contratações irregulares por parte das empresas da indústria da moda para com serviços terceirizados que usam do trabalho infantil além das péssimas condições de trabalho. Desse modo entender as consequências geradas por essa estratégia de mercado para as pessoas que sofreram abusos em situações de trabalho insalubre durante a infância e adolescência.

[divider height=”30″ style=”default” line=”default” themecolor=”1″]

Nos próximos dias os estudantes vencedores serão contatados para seguirem com os próximos passos. Agradecemos profundamente a participação de todos que se inscreveram.

O 11º Prêmio Jovem Jornalista é uma realização do Instituto Vladimir Herzog. Aliança estratégica: Oboré Projetos Especiais, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Apoio: Periferia em Movimento, Organização Internacional para as Migrações da Organização das Nações Unidas (OIM-ONU) e Comité catholique contre la faim et pour le développement (CCFD). Patrocínio: Fundo Brasil de Direitos Humanos, Google, Petrobrás e Governo Federal.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo