30/08/2022

Coalizão por memória, verdade e justiça lança campanha pelo voto democrático

Compartilhar:

Com o objetivo de incentivar o voto democrático e a favor dos direitos humanos, a Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia lança a campanha Eu Voto Pela Democracia.

Entre debates, oficinas e atividades culturais, diversas ações estão sendo realizadas pelo Brasil nesta terça-feira (30), com o objetivo de reforçar a importância de defender as instituições democráticas e um processo eleitoral sem interferências.

“As ações que acontecerão a partir de hoje têm o propósito de ratificar a importância de se votar pensando na saúde da democracia brasileira, que anda tão fragilizada por causa dos recentes ataques, vindos principalmente do atual presidente, às instituições democráticas e à lisura do processo eleitoral”, explica Gabrielle Abreu, coordenadora da área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog.

Criada em julho deste ano, a Coalizão é um agrupamento de mais de 100 coletivos e entidades de todo o país, entre elas o IVH. “Ela surgiu para garantir, já nessas eleições, uma incidência a respeito do tema e formar uma agenda comum a todas as entidades a partir do próximo ano. Cada organização tem seu plano de ação, mas a ideia é que possamos convergir em algumas pautas”, diz Abreu.

Articulando a luta nacional por memória, verdade, justiça e reparação, a Coalizão tem como uma de suas pautas prioritárias a reinterpretação da Lei de Anistia, sancionada em 28 de agosto de 1979. Apesar de ter possibilitado o perdão aos opositores da ditadura, a lei também permitiu a impunidade dos agentes do regime que cometeram violações de direitos humanos.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo