Memória,
Verdade
e Justiça

RECUPERAR A HISTÓRIA RECENTE DO PAÍS, PELO DIREITO À MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA

A área de Memória, Verdade e Justiça do Instituto Vladimir Herzog atua no combate à cultura histórica e estrutural de violência de nosso país, que é oriunda dos mais de cinco séculos de violências históricas, como o extermínio indígena, a escravidão e a ditadura militar. Para tanto, é necessário o resgate da memória do Brasil, em busca de reconhecimento, enfrentamento, reparação e transformação destes legados autoritários.

Para tanto, a área divide-se em três eixos de atuação e projetos: Advocacy, Educação e Cultura, e Memória Institucional. Tem por objetivo trabalhar pelo cumprimento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade e o respeito aos Direitos Humanos, pela valorização e disseminação de memórias pouco conhecidas e reconhecidas em nossa história, e pela preservação da memória de graves violações de Direitos Humanos, mas também das lutas de resistência. Como unidade, quer-se construir uma cultura de paz em oposição à cultura de morte e violência que se perpetua principalmente sobre corpos historicamente marginalizados.

É nosso compromisso fazer com que a História do país seja profundamente conhecida, principalmente pelos jovens, para que possamos compreender os reflexos da ditadura e das violências do passado nos dias de hoje e, assim, defender irrestritamente a democracia.

Pular para o conteúdo