DOE AGORA

Cerimônia de entrega dos Prêmios Vladimir Herzog e Fernando Pacheco Jordão é marcada por emoção e homenagem a Elifas Andreato (2011)

Cerimônia de entrega dos Prêmios Vladimir Herzog e Fernando Pacheco Jordão é marcada por emoção e homenagem a Elifas Andreato (2011)

O sucesso no número de inscrições de trabalhos no Prêmio Vladimir Herzog e Jovem jornalista Fernando Pacheco Jordão se refletiu em uma cerimônia de premiação emocionante, realizada na noite desta segunda-feira, 24, no Teatro TUCA. Jornalistas renomados, políticos e estudantes de jornalismo acompanharam lado a lado a entrega dos prêmios, discursos e todo o cerimonial conduzido por Maria Lydia, reconhecida profissional de comunicação que atuou na TV Gazeta por 20 anos.

Neste 33º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o volume de trabalhos inscritos superou em três vezes a quantidade de inscrições do ano anterior. O Prêmio Jovem Jornalista também registrou cadastro de pautas acima da expectativa e com muita qualidade, o que rendeu premiação de um trabalho a mais – foram três projetos escolhidos.

Os trabalhos de jornalistas de veículos de todo o Brasil foram reconhecidos em nove categorias distintas, além do Tema Especial desta edição, que premiou matérias sobre Saneamento Básico. O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Gazeta do Povo, Zero Hora, TV Globo, TV Record e o portal G1 foram alguns dos meios que estiveram entre aqueles que venceram ou receberam menção honrosa. Um dos pontos altos da noite foi o discurso de Lúcio de Castro, que junto com a equipe da ESPN Brasil teve a reportagem Haiti, o país dos Rest Avec, como a vencedora da categoria TV-Documentário. Emocionado, o jornalista chegou às lagrimas no seu discurso e lembrou que o prêmio é um orgulho, mas que expõe a situação inadmissível dos haitianos.

Sortudos na noite, Weber Sian, do jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, vencedor na categoria Foto, com o trabalho Expulsão, que retratou a reintegração de posse no interior paulista, e Marcelo Gomes, da ESPN Brasil, com o trabalho Guerrilha do Araguaia, reconhecido como a melhor reportagem de TV entre os inscritos, foram sorteados e ganharam uma viagem para conhecer, em Washington, o Newseum (Museu da Imprensa); e a ProPublica.org, em Nova York, uma publicação independente, sem fins lucrativos, dedicada a produzir jornalismo investigativo de interesse público, que já recebeu por duas vezes o Prêmio Pulitzer. A visita acontecerá em Maio de 2012 para coincidir com a homenagem que é prestada anualmente, nesse mês, pelo Newseum, aos jornalistas mortos no exercício da profissão.

Neste ano passaram a integrar a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog o Centro de Informações das Nações Unidas e a ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP, ao lado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Ouvidoria da Polícia de São Paulo, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, ABI-Associação Brasileira de Imprensa-São Paulo, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo, FENAJ-Federação Nacional dos Jornalistas, Instituto Vladimir Herzog e Fórum dos Ex-Presos Políticos.

Os estudantes também estiveram sob os holofotes e receberam uma homenagem por seus projetos vencedores. Os alunos, das Universidades Católica de Pernambuco, Presbiteriana Mackenzie e da Escola de Comunicações e Artes – USP tiveram suas pautas, com o tema previamente determinado “Os oito Objetivos do Milênio”, escolhidas entre dezenas de outros projetos e agora desenvolverão uma matéria, totalmente custeada pelo Instituto Vladimir Herzog. Além de terem seus trabalhos publicados em veículos de comunicação, os futuros jornalistas têm a oportunidade de concorrer a uma viagem para a Inglaterra. O autor ou os autores da melhor matéria serão premiados com a participação no Encontro de Jovens Artistas, em Nottingham, no próximo ano, que reunirá cerca de 1.000 jovens talentos de 120 países, com faixa etária entre 18 e 30 anos.

 

Homenagem a Elifas Andreato

O artista plástico Elifas Andreato se emocionou com a homenagem, mais do que merecida, que recebeu na noite deste dia 24. Um dos idealizadores do Prêmio Vladimir Herzog, o artista plástico combateu a ditadura no Brasil com trabalhos memoráveis em veículos de comunicação que enfrentavam o regime naquele período.

“Sinto-me muito honrado em receber esta homenagem. Participei da criação do Prêmio Vladimir Herzog há 33 anos e sempre trabalhei para que as pessoas não esquecessem aquilo que aconteceu e quem era o Vlado. Estou realmente muito orgulho por esta noite”, discursou.

Ovacionado pelos presentes, Elifas recebeu um troféu especial com uma placa que trazia os dizeres: “Odiado pelos tiranos e torturadores, temidos pelos hipócritas, respeitado pelos patrões, queridos por seus pares, referência de sua geração, exemplo para a Juventude, amado pelo Povo. Ignorado, nunca!!! A arte é amiga da Liberdade e os artistas sempre lutam por ela. Se a ditadura de Franco teve que enfrentar Picasso, a nossa precisou encarar o Elifas

Conheça os premiados da noite:

33º Prêmio Vladimir Herzog

Fotografia

Vencedor: Weber Sian – Jornal A Cidade / Ribeirão Preto

Título: Expulsão

Menção Honrosa: Friolin – zerohora.com

Título: Tragédia, ganacia do poder publico

 

Artes

Vencedor: Fernando Lopes- CORREIO BRAZILIENSE / BRASÍLIA

Título: Sigilo ou vergonha?

Menção Honrosa: Samuca- DIÁRIO DE PERNAMBUCO.COM.BR / RECIFE

Título: Chegou o Natal

 

TV Reportagem

Vencedor: Marcelo Gomes- ESPN BRASIL / SÃO PAULO

Título: Guerrilha do Araguaia – partes 1 e 2

Menção Honrosa: Gilberto Nascimento – TV RECORD / SÃO PAULO

Título: Guerra na selva

 

TV Documentário

Vencedor: Lúcio de Castro – ESPN BRASIL / SÃO PAULO

Título: Haiti, o país dos Rest Avec

Menção Honrosa: Marislei Dalmaz – TV GLOBO / SÃO PAULO

Título: Raio-x da Saúde no Brasil

 

Jornal

Vencedor: Leonencio Nossa – O ESTADO DE S.PAULO

Título: GUERRAS DESCONHECIDAS DO BRASIL

Menção Honrosa: Mauri König- GAZETA DO POVO / CURITIBA

Título: Infância à deriva

 

Rádio

Vencedor: Marjuliê Martini – RÁDIO GUAÍBA FM 101.3/ PORTO ALEGRE

Título: Racismo expulsa baiano do Rio Grande do Sul

Menção Honrosa: Rodrigo Resende – RÁDIO SENADO 91,7 FM / BRASÍLIA

Título: O Povo Cigano no Brasil

 

Internet

Vencedor: Marcelo Bauer

Título: Rio de Janeiro – Autorretrato

Menção Honrosa: Glauco Araújo – G1 / GLOBO.COM /SÃO PAULO

Título: Emboscada e morte de extrativistas no Pará

 

Revista

Vencedor: GISELE FRANCHINI – Revista INTERATIVA

Título: INCLUSÃO: O que é ser normal?

Menção Honrosa: SOLANGE AZEVEDO – ISTOÉ / SÃO PAULO

Título: O BRASIL QUE AINDA TORTURA

 

ESPECIAL – Saneamento Básico

Vencedor: Joelmir Tavares – O TEMPO / BELO HORIZONTE

Título: Saneamento básico: um direito de todos

Menção Honrosa: Eduardo Matos – RÁDIO GAÚCHA 93,7 FM / PORTO ALEGRE

Título: Tragédia no Rio dos Sinos: quatro anos depois, pouca coisa mudou

 

3º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão

 

Projeto: “Ilha de Deus – A história de uma comunidade, contada a partir de três mulheres que mudaram o destino de muitas vidas.

Estudantes: Vanessa Cristina da Silva e Aline de Souza Silva

Universidade: Universidade Católica de Pernambuco

Orientação: Professora Ana Maria Veloso

 

Projeto: “Educação para quê? Universos educativos desperdiçados em Paraisópolis”

Estudantes: Vagner de Alencar Silva e Bruna Christina Belazi Paulino

Universidade: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Orientação: Professora Denise Cristine Paiero

 

Projeto: “A situação dos haitianos que estão na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, no município de Tabatinga (AM), esperando por um visto para entrar em território brasileiro”

Estudantes: Bruno Lopez Molinero Gomes e Mateus Luiz Camillo de Souza

Universidade: Escola de Comunicações e Artes – USP

Orientação: Professora Alice Mitika Koshiyama

 

 

 

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

CDI Comunicação Corporativa

You, my friend, are a big organism get amoxicillin online no prescription as an adult human, you have three to four pounds of beneficial bacteria and yeast living within your intestines where to buy amoxil. You, my friend, are a big organism buy ampicillin no prescription some scientists have linked non-steroidal, anti-inflammatory drugs (nsaids) such as naproxen and ibuprofen to the problem buy antibiotics without prescription back in the 1950s, two researchers in albany, new york, worked to develop an antimicrobial drug from a substance produced by a soil-based fungus. You, my friend, are a big organism order azithromycin online this practice not only possibly contributes to antibiotic resistance in humans buy baclofen no prescription. You, my friend, are a big organism buy ciprofloxacin no prescription however, every time you swallow antibiotics, you kill the beneficial bacteria within your intestines purchase neurontin online so, it should come as no surprise that weight gain counts as one of the telltale signs of antibiotic damage and subsequent yeast overgrowth.