25/10/2011

Vencedores do Prêmio Vladimir Herzog ganharão viagem a Washington e Nova York

Compartilhar:

Entre os vencedores do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos – 2011, em suas várias categorias, serão sorteados dois que ganharão uma viagem aos Estados Unidos, com acompanhantes, para conhecer o Newseum (Museu da Imprensa) em Washington e a ProPublica.org, em Nova York, uma publicação independente, sem fins lucrativos, dedicada a produzir jornalismo investigativo de interesse público, que já recebeu por duas vezes o Prêmio Pulitzer. A viagem acontecerá em Maio de 2012, para coincidir com a homenagem que é prestada anualmente, nesse mês, pelo Newseum, aos jornalistas mortos no exercício da profissão.

O Prêmio Vladimir Herzog, já em sua 33ª edição anual, é a mais importante distinção jornalística do Brasil e será entregue no próximo dia 24 de Outubro, às 19 horas, no Teatro TUCA. Foi criado em 1978, três anos após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog pela ditadura que então vigorava no País. A partir deste ano passaram a fazer parte da Comissão Organizadora do Prêmio o Centro de Informações das Nações Unidas e a ECA-Escola de Comunicações e Artes da USP, que vieram juntar-se ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Ouvidoria da Polícia de São Paulo, Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, ABI-Associação Brasileira de Imprensa-São Paulo, OAB-Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo, FENAJ-Federação Nacional dos Jornalistas, Instituto Vladimir Herzog e Fórum dos Ex-Presos Políticos.

O prêmio Jornalista Homenageado deste ano será entregue a Elifas Andreato, um dos mais destacados artistas gráficos do Brasil, que é uma referência no meio intelectual, jornalístico e artístico, tendo também lecionado Artes na USP. De origem muito pobre, no interior do Paraná, Elifas trabalhou como operário e teve importante militância política, que acarretou sua perseguição pela ditadura.

Vinculado à luta pelos Direitos Humanos e Cidadania, o Prêmio Vladimir Herzog elegerá em 2011, em sua categoria Tema Especial, matérias jornalísticas sobre Saneamento Básico, com apoio institucional do Instituto Trata Brasil e distingue anualmente também os autores de trabalhos publicados nas seguintes categorias: Artes, Fotografia, Jornais, Rádio, Revista, Internet, TV-Documentário e TV-Jornalismo.

Compartilhar:

Pular para o conteúdo