DOE AGORA

Ato em defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia acontece em São Paulo

Ato em defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia acontece em São Paulo

Manifestação terá a presença de Glenn Greenwald, jornalista do site The Intercept, que está publicando uma série de reportagens revelando ilegalidades por trás da Operação Lava Jato.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os Centros Acadêmicos Lupe Cotrim, Vladimir Herzog e XI de Agosto, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e o Instituto Vladimir Herzog convocam os jornalistas e a sociedade civil ao Ato pela liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia que será realizado nesta segunda-feira, 9 de setembro, às 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

A liberdade de imprensa e o jornalismo são dois pilares da jovem democracia brasileira. O direito ao sigilo de fonte, a divulgação de informações de interesse público e o respeito enquanto profissional são ferramentas indispensáveis para que o jornalista possa cumprir seu papel de responsabilidade com a população.

No entanto, Jair Bolsonaro, desde a campanha e após eleito, tem se mostrado um político que se opõe a esses princípios tão básicos. Os ataques a imprensa sempre existiram, mas se intensificaram nos últimos 12 meses, em especial àqueles profissionais que contrariavam seus interesses.

As reportagens a respeito dos vazamentos da Operação Lava Jato tensionaram o Governo e desencadearam novos níveis de ofensiva por parte de Bolsonaro ao jornalismo e à liberdade de imprensa. Glenn Greenwald e o Intercept Brasil foram sistematicamente atacados nas redes sociais, tiveram a credibilidade questionada por autoridades e a vida pessoal exposta, especialmente Greenwald.

Atitudes desse gênero não podem acontecer numa democracia. É preciso mobilizar-se pela defesa da liberdade de imprensa, do jornalismo e dos direitos legais da profissão!

SERVIÇO
Ato pela liberdade de imprensa, do jornalismo e da democracia
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco, 95 – São Paulo/SP)
Data: 9 de setembro
Horário: A partir das 19h
Entrada livre